Mundo dos Animais > Anfíbios > Artigo: O Animal Mais Solitário do Mundo

O Animal Mais Solitário do Mundo

Este sapo da espécie Ecnomiohyla rabborum é o animal mais solitário do mundo: existe apenas um exemplar da espécie. Eram dois, ao abrigo do Zoo Atlanta, mas o companheiro teve de ser eutanasiado.

(Vê também: Sapo Arco-Íris Regressa 87 Anos Depois)

O Animal Mais Solitário do Mundo

A notícia foi trágica para o futuro desta espécie. Quando foi descoberta, em 2005, já se encontrava em declínio acentuado, e a última vez que se observaram na natureza foi em 2007.

O outro exemplar do Zoo Atlanta teve de ser eutanasiado, pois o seu estado de saúde e comportamento começaram a deteriorar-se rapidamente. A decisão de o eutanasiar em vez de o deixar morrer naturalmente, teve a ver com a preservação do valiosíssimo material genético desta espécie prestes a desaparecer.

“Os anfíbios decompõem-se muito mais rapidamente que a maioria dos animais. Se o sapo tivesse morrido durante a noite, sem nenhum elemento do staff presente, perderíamos a oportunidade de preservar o seu material genético.” explicou Joseph Mendelson, curador de herpetologia. “Perder esta oportunidade iria fazer desta extinção uma tragédia ainda maior em termos de conservação, educação e biologia.” acrescentou.

Esta é mais uma espécie a ser levada à extinção vítima de um fungo mortal, que é um dos grandes inimigos atuais dos anfíbios e é mesmo considerado o principal motivo pelo qual os anfíbios estão em declínio em todo o mundo. Estima-se que esta infeção já tenha afetado mais de 30% de todas as espécies de anfíbios existentes.

Fonte: Animal Planet

Tópicos: Anfíbios, Animais em Zoos, Conservação, Rãs e Sapos

Gostou deste artigo?

Encontre-nos no Facebook ou no Twitter e junte-se à conversa!

Receba mais conteúdos por email

Assine a Newsletter e receba os principais conteúdos no seu email.

Assinar Newsletter »

Leia também:

Leia mais sobre animais anfíbios »
Ir para o topo