Mundo dos Animais > Animais Pré-Históricos > Artigo: Grupos de Dinossauros

Grupos de Dinossauros

Os arcossauros (antepassados das aves, dos crocodilos e dos próprios dinossauros) floresceram no decorrer do período Triássico, dando origem a grandes carnívoros, herbívoros e pterossauros. Em meados do Triássico surgiram os primeiros dinossauros, com pouca expressão na fauna (não mais de 5%), mas que perto do fim deste período já dominavam a Terra. O período Jurássico marcou o auge dos Terópodes e dos Saurópodes, enquanto que o Cretáceo foi largamente dominado pelos Ceratopsídeos e principalmente pelos Hadrossauros.

Terópodes

Trata-se de um grupo de dinossauros bípedes, maioritariamente carnívoros mas com alguns exemplares herbívoros no período Cretáceo. São actualmente representados pelas Aves, que deles descenderam. Os Terópodes viveram nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.

O primeiro Terópode foi o Eoraptor, um pequeno carnívoro com não mais de 1m de comprimento, que é um dos dinossauros mais antigos de que há registo.

O terópode mais conhecido – um pouco graças ao cinema – é o Tiranossauro, um carnívoro com 13m de comprimento. Durante muitos anos foi tido como o maior e mais temível predador do tempo dos dinossauros, apesar de ter vindo a perder esse estatuto. Descobertas posteriores revelaram a existência de terópodes maiores como o Spinossauros (carnívoro, 18m de comprimento) e o Giganotossauros (carnívoro, 14m de comprimento). A fisionomia do Tiranossauro também não abona muito a favor das suas eventuais qualidades de predador: as patas dianteiras eram de tal forma pequenas que nem alcançavam a boca, e o olfacto bastante apurado seria mais útil a detectar cadáveres ou animais feridos do que para caçar. Crê-se, assim, que o Tiranossauro seria um necrófago.

Saurópodes

O maior grupo de animais que alguma vez pisou a Terra. São facilmente identificáveis pelo corpo possante e pelos pescoços e caudas particularmente compridos.

Eram todos herbívoros. Viveram nos períodos Triássico (prosaurópodes), Jurássico e Cretáceo, tendo sido o Plateossauros (9m de comprimento) o primeiro prosaurópode de que há registo (216-210 milhões de anos).

Os Saurópodes mais conhecidos são o Brachiossauros (23m de comprimento) e o Diplodocus (30m de comprimento, apesar de terem sido encontrados vários ossos de um Diplodocus, provavelmente velho, e que mediria mais de 45m de comprimento). Alguns saurópodes possuíam armadura nas costas e na cauda, que serviam como armas de defesa contra os predadores.

Ceratopsídeos

Estes dinossauros peculiares viveram em abundância no período Cretáceo, e são caracterizados pelas placas ósseas situadas atrás da cabeça, pelos chifres no crânio e pelo bico na mandíbula. Eram herbívoros.

Os ceratopsídeos mais conhecidos são o Torossauros (8m de comprimento), o Triceratops (9m de comprimento) e o Styracossauros (5,5m de comprimento).

Hadrossauros

Os “bicos-de-pato” dominaram o Cretáceo e eram herbívoros. Descendem dos Iguanodontídeos do período Jurássico. Os Hadrossauros mais conhecidos são o Edmontossauros (12m de comprimento) e o Parassaurolophus (9,5m de comprimento).

Existe alguma controvérsia em relação a um outro Hadrossauro, o Anatotitan. Alguns paleontólogos defendem tratar-se de um parente do Edmontossauros, enquanto outros defendem tratar-se do próprio Edmontossauros, sendo apenas um exemplar maior (13m de comprimento).

Estegossauros

Este grupo de animais foi baptizado com o nome do seu exemplar mais famoso, o Estegossauros (13m de comprimento).

Viveram nos períodos Jurássico e Cretáceo, e eram caracterizados pelo dorso coberto de placas ósseas, provavelmente usadas de forma exibicionista para atrair o sexo oposto. Os estegossauros possuíam também a ponta da cauda armada com espinhos longos e pontiagudos, capazes de ferir com gravidade algum predador.

Para além do Estegossauros, é também bastante conhecido o Miragaia, um dinossauro deste grupo descoberto em Portugal, descrito por Octávio Mateus este ano. Tinha um pescoço particularmente longo (17 vértebras).

Anquilossauros

Este grupo, que viveu no período Cretáceo, era constituído por dinossauros herbívoros, quadrúpedes, cuja principal característica era o corpo couraçado, uma armadura poderosa contra os ataques dos predadores.

O Anquilossauros, dinossauro que deu o nome ao grupo, media cerca de 10m de comprimento.

Iguanodontídeos

Estes animais eram herbívoros e tanto eram bípedes como quadrúpedes. Viveram nos períodos Jurássico e Cretáceo, sendo o seu exemplar mais conhecido (e que deu origem ao nome do grupo), o Iguanodon (10m de comprimento), que foi o segundo dinossauro nomeado pela ciência, em 1825, depois do Megalossauros (1824).

Apesar de haver alguma controvérsia e confusão na classificação do grupo dos Iguanodontídeos e dos Hadrossauros, e por isso as espécies conhecidas ainda terem a sua classificação científica sujeita a revisão, os exemplares mais populares deste grupo são o Dryossauros (4,5m de comprimento) e o Ouranossauros (7m de comprimento).

Paquicephalossauros

Os Paquicefalossauros eram herbívoros/omnívoros, bípedes e com a particular característica de possuírem uma espécie de abóbada alta no crânio, provavelmente usada para lutas entre machos pela disputa de fêmeas e/ou território. Viveram no período Cretáceo, e, provavelmente, também nos finais do Jurássico.

Os dinossauros mais conhecidos neste grupo são o próprio Paquicefalossauros (5m de comprimento) e o Stegoceras (2m de comprimento). Duas outras espécies mais pequenas de Paquicefalossauros são actualmente discutidas, o Stygimoloch e o Dracorex – é crível que o Dracorex seja um juvenil do Stygimoloch, e recentemente especula-se sobre o facto de ambos serem juvenis do próprio Paquicefalossauros.

Hypsilophodontídeos

Eram animais relativamente pequenos (1/2,5m de comprimento), bípedes, herbívoros/omnívoros e extremamente ágeis, como a Leaellynassaura. Viveram nos períodos Jurássico e Cretáceo. Trata-se de outro grupo extremamente difícil de classificar, devido às ligações ainda não esclarecidas com os Iguanodontídeos e os Hadrossauros.

Imagens: BBC Worldwide Ltd

Tópicos: Animais Pré-Históricos, Artigos em Destaque, Dinossauros

Gostou deste artigo?

Encontre-nos no Facebook ou no Twitter e junte-se à conversa!

Receba mais conteúdos por email

Assine a Newsletter e receba os principais conteúdos no seu email.

Assinar Newsletter »

Mais Sobre Animais Pré-Históricos

helicoprion-1
Ver tudo sobre animais pré-históricos »
Ir para o topo