Mundo dos Animais > Aves > Artigo: Papagaio Cinzento do Congo

Papagaio Cinzento do Congo

Papagaio cinzento do Congo (Psittacus erithacus)

Papagaio cinzento do Congo (Psittacus erithacus) | Fotografia: Frederico Lisboa

Classificação científica:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Psittaciformes
  • Família: Psittacidae
  • Género: Psittacus
  • Espécie: P. erithacus

Comprimento: 35 a 40 centímetros
Peso: 400 a 500 gramas
Longevidade: + 60 anos
Maturidade: 5 a 6 anos
Incubação: 28 dias
Postura: 3 a 5 ovos

Distribuição: Originária da África Equatorial e o seu habitat são terrenos abertos de savana nativa e habitats alterados pelo homem, tais como eucaliptais, plantações, quintas e plantações de palmeiras.

Fantásticas aves para criar à mão, ficam muito meigas e carinhosas. Emitam todo o tipo de som e podem falar até 200 palavras, incluindo frases completas! Primam pela sua inteligência.

As suas penas são de cor cinza e a sua cauda é curta e vermelha. Não existe diferença na aparência entre os dois sexos. Só é possível distinguir, através de um exame endoscópico efectuado por um veterinário especializado ou na recolha de coleta de penas, sangue ou casca de ovo.

Estas aves podem tornar-se extremamente dóceis se forem domesticadas e ou se forem criadas desde uma idade precoce. Uma característica típica dos papagaios cinzentos é a sua preferência nítida por um dos membros da família, em particular, em relação a quem a ave desenvolve laços especiais de afectividade. Esta pessoa poderá não ser necessariamente o tratador. Do mesmo modo, a ave pode desenvolver aversão a um ou mais membros da família.

Simpático, amável, inteligente e muito falador, tem habilidade para repetir uma enorme quantidade de palavras e sons, imita toques de telefones, sirenes de bombeiros, sons de animais, assobios e até canções, imitam todo o tipo de sons que ouvem habitualmente no meio que os rodeia.

Não é uma ave ruidosa nem muito destruidora, apesar de ter um bico muito forte. Estes psitacídeos como quase todos os da sua família, se habituados, adoram tomar banhos de chuveiro ou borrifador em dias quentes. É uma ave que requer muita atenção, se se sentir marginalizado ou abandonado tende a entrar em stress e ter um comportamento estranho.

Devem ser alimentados à base de uma mistura de alimentos próprios para papagaios (ração comercial ou sementes) facilmente adquirida em lojas especializadas., bem como um sortido diário de frutos frescos e de vegetais.

Mais informação: Psitácideos – Tudo o que precisa de saber

Este artigo foi publicado na Revista nº5 do Mundo dos Animais, em Fevereiro de 2008, com o título “Papagaio Cinzento do Congo Cauda Vermelha”.

Tópicos: Animais de Estimação, Aves, Aves Exóticas e Ornamentais

Gostou deste artigo?

Encontre-nos no Facebook ou no Twitter e junte-se à conversa!

Receba mais conteúdos por email

Assine a Newsletter e receba os principais conteúdos no seu email.

Assinar Newsletter »

Em Destaque Sobre Aves

Ver tudo sobre aves »
Ir para o topo