icon Twitter icon Facebook icon RSS

“Golfinho Sagrado” à Beira da Extinção

Sagrado para a população do Cambodja e do Laos, o golfinho-de-irrawaddy (Orcaella brevirostris) está em risco de desaparecer. A população destes golfinhos no rio Mekong declinou até a um perigoso número de apenas 85 indivíduos.

golfinho-de-irrawaddy (Orcaella brevirostris)

A população de golfinho-de-irrawaddy corre, assim, o risco de morrer junta. “Este número baixo, combinado como a taxa de sobrevivência extremamente baixa dos bebés, significam que estes golfinhos estão assustadoramente perto da extinção”, referiu a porta-voz da WWF, Caroline Behringer, citada pela Discovery News.

“Existem fortes evidências de que muito poucos animais jovens conseguem sobreviver até à fase adulta, assim como animais adultos estão a morrer sem serem substituídos” acrescentou Li Lifeng, director do programa Freshwater da WWF.

Existem actualmente três populações de golfinhos-de-irrawaddy: no rio Mekong do sudeste asiático, no rio Irrawaddy em Myanmar e no rio Mahakam na Indonésia. A contagem foi apenas efectuada no rio Mekong, mas todas as três populações se encontram criticamente ameaçadas, grande parte devido ás redes pesqueiras utilizadas.

Uma das esperanças para a conservação da espécie é o facto de algumas populações do Cambodja e Laos considerarem este golfinho um animal sagrado. Além de atrair turismo lucrativo que os países pretendem manter, uma parte da população do rio Mekong (cerca de 7 golfinhos) está na borda do rio desses dois países, que são um bom local para se iniciarem os esforços de conservação em conjunto.

Fonte: Discovery News
Foto: World Wildlife Fund


356 artigos no Mundo dos Animais

Co-fundador e administrador do Mundo dos Animais desde 2005. Em casa reinam os mamíferos exóticos (ratazanas, gerbos e afins), embora a grande paixão sejam os gatos, animais com os quais convive desde que nasceu.

Deixa um comentário

O email não será publicado. Campos requeridos marcados com um *

*
*