"A borboleta não conta meses mas sim momentos, e tem tempo de sobra."

Rabindranath Tagore

Os animais invertebrados correspondem à quase totalidade dos animais do nosso planeta. Todos os animais que nos são mais "familiares", como mamíferos, peixes, aves, répteis ou anfíbios, correspondem apenas a 4% da totalidade dos animais, contra os esmagadores 96% de animais invertebrados que habitam o planeta.

A designação invertebrado diz respeito à ausência de uma coluna vertebral, bem como vértebras ou caixas cranianas. São animais invertebrados todos os insetos (como borboletas, formigas ou abelhas), aracnídeos (aranhas, escorpiões...), crustáceos (caranguejos, camarões, lagostas...), moluscos (polvos, lulas, ostras, mexilhões...), bem como diversos outros animais tão diversos como centopeias, estrelas-do-mar, minhocas, sanguessugas, corais, esponjas ou medusas.

Os invertebrados foram os primeiros animais a surgir na história da vida na Terra e foi a partir destes que evoluíram os animais vertebrados, dos quais fazemos parte.

De seguida encontrará os artigos mais recentes que publicamos sobre invertebrados. Adicionalmente, selecionamos algumas matérias que merecem particular atenção.

Tarântulas de Estimação: Cuidados Básicos
É cada vez mais comum ter tarântulas como animal de estimação. Neste artigo encontra informação sobre terrários, alimentação, manuseamento e outros cuidados.
Escorpiões de Estimação: Cuidados Básicos
Os escorpiões são um dos mais recentes animais de estimação exóticos mantidos em casa. Conheça os cuidados básicos para proporcionar o melhor ao seu animal.
Como Criar Colónias de Formigas em Cativeiro
As Lasius niger são uma das espécies de formigas mais fáceis para fazer criação de uma colónia em cativeiro. Saiba como o fazer e qual o material necessário.
Chocos, Peritos na Arte da Ilusão
Astutos, peritos na arte da ilusão, com características únicas no reino animal, os chocos são um dos animais invertebrados mais inteligentes do mundo.
Care Sheet: Caranguejo Eremita
Os caranguejos eremitas são animais muito sociais, pelo que nunca deve manter um destes animais sozinho. Saiba mais sobre caranguejos eremitas em cativeiro.

Artigos mais recentes sobre invertebrados