Peixes

Subscrever página dos peixes
Peixes
"Nenhum homem, independentemente da sua grandeza ou poder, consegue ser tão livre quanto um peixe"

John Ruskin

Chamamos de peixes a todos os animais vertebrados aquáticos cuja pele é coberta por escamas, que possuem barbatanas e também guelras, através das quais extraem o oxigénio da água por forma a respirar.

No entanto, não existem exatamente peixes, ou um grupo de animais classificados como peixes. Ao contrário do que acontece com os mamíferos ou as aves, nem todos os animais a que chamamos peixes descendem dos mesmos ancestrais. Explicado de outra forma, se recuarmos até ao ancestral mais recente de cada animal a que chamamos de peixe, vamos encontrar animais terrestres de quatro patas, que obviamente não eram peixes. Contudo, por uma questão de facilidade e organização, consideramos peixes animais tão diversos como tubarões, raias, lampreias, celacantos, peixes pulmonados ou cavalos marinhos.

Os peixes podem ser encontrados em praticamente todos os ambientes aquáticos, desde as correntes nas mais altas montanhas até ás profundezas mais abissais dos oceanos. Existem peixes de água doce e água salgada e muitas espécies podem ser mantidas em casa como animal de estimação, um hobby chamado aquáriofilia.

Artigos sobre peixes

Mikrogeophagus Ramirezi

Gostou desta página?

Encontre-nos no Facebook ou no Twitter e junte-se à conversa!

Receba mais conteúdos por email

Assine a Newsletter e receba os principais conteúdos no seu email.

Assinar Newsletter »
Ir para o topo