Mundo dos Animais > Peixes > Artigo: Aquários do lago Malawi

Aquários do lago Malawi

O aquário do lago Malawi, é um biótopo bastante em voga, cada vez mais utilizado pelos aquáriofilistas, uma vez que não requer uma manutenção elevada. As cores dos seus peixes são muito diversas e o seu comportamento bastante activo. Este lago é o 9º maior do mundo com 600Km de comprimento e é cercado por três países, Malawi, Moçambique e Tanzânia.

Vista orbital do lago:

O exemplo de biótopo Malawi que proponho, é fundamentalmente constituído por rochas (poucas ou nenhumas plantas) e por ciclídeos africanos oriundos do lago Malawi.

É um aquário onde as plantas não têm um papel relevante uma vez que a fauna deste biótopo (peixes), não permite que as plantas de folhas tenras durem muito tempo (salvo poucas excepções). Ou seja comem-nas!!

Este aqua Malawi (100 litros mínimo), deve ser mantido a uma temperatura entre os 23-28ºC.
A água deve ser dureza média. Dureza total (Gh) e dos carbonatos (Kh)
O Ph deve ser ligeiramente alcalino 7.8-8.5

Construções Rochosas – São de capital importância. As construções rochosas com muitas cavernas, túneis e esconderijos vão permitir que os peixes tenham os seus territórios demarcados e que as espécies mais frágeis se possam esconder se forem perseguidas. O calcário é bastante usado para estas construções, mas atenção pois pode fazer alterar demasiado o ph e Kh.

Flora

Para quem fizer questão, sugiro plantas de folhas mais resistentes tais como as anubias.

Eis exemplos:


Fauna

Como referi anteriormente os peixes são ciclídeos e como existem nas lojas ás centenas vou tratar os bichinhos pelos nomes científicos. Sugiro estes porque não crescem muito e assim podemos ter vários num aqua de 100 litros. Reforço a ideia de os tentarmos colocar ainda pequenos e de uma vez só no aquário uma vez que são agressivos e territoriais.

Melanochromis johannii

Melanochromis auratus: Um pouco agressivo mas lindo!

Cynotilapia afra

Labidochromis caeruleus

Aulonocara sp. (Maler)

Exemplos

Depois de bem preparado o biótopo do lago Malawi tem um aspecto extraordinário e para quem não gosta de se preocupar com muitas, ou nenhumas plantas é uma opção muitíssimo boa.

Aqui ficam três exemplos bem bonitos, na minha opinião claro!

O último exemplo foge um pouco do normal (só a fauna pertence ao biótopo Malawi), mas como a ideia está fantástica aqui fica. Imaginem que foi feito com rocha viva!!

Uma excelente ideia para quem tem mais dinheiro.

Espero que gostem!

Tópicos: Animais de Estimação, Aquáriofilia e Peixes Ornamentais, Artigos em Destaque, Peixes

Gostou deste artigo?

Encontre-nos no Facebook ou no Twitter e junte-se à conversa!

Receba mais conteúdos por email

Assine a Newsletter e receba os principais conteúdos no seu email.

Assinar Newsletter »

Em Destaque Sobre Peixes

Mikrogeophagus Ramirezi "macho"
Apistogramma
Ver tudo sobre peixes »
Ir para o topo