Mundo dos Animais > Peixes > Artigo: Reprodução de Bettas

Reprodução de Bettas

Os Bettas, se forem saudáveis e se estiverem convenientemente preparados, irão originar uma descendência entre 30 a 500 alevins. Á medida que os alevins se vão desenvolvendo, deve-se ter em atenção as possíveis lutas que possam ocorrer entre eles, separando-os. Deste modo, é necessário ter disponível diversos aquários para esse fim.

Para facilitar o “abraço nupcial” (etapa 9) devem ser seleccionados exemplares em que o macho é maior que a fêmea. Para além deste aspecto, este deve realizar pequenos ninhos de bolhas no seu aquário individual, indicando que está apto para a reprodução.
Após a escolha, deve-se realizar uma série de passos simples, mas essenciais para obter bons resultados.
Nas primeiras duas semanas:

1) A alimentação dos progenitores é de extrema importância, pois irá determinar o número de ovos e de esperma produzido por cada um. Desta forma, neste período de tempo, dever-lhes-á ser proporcionada uma alimentação variada, como larvas de mosquitos, de Artémia, granulado/flocos próprio para Bettas entre outras coisas.

2) O aquário do macho deverá ser colocado junto ao da fêmea de modo a que se possam observar mutuamente.

3) Deverá ser montado um aquário, sem filtro nem areão, apenas com uma pedra difusora que irá servir como aquário de reprodução. Neste, a água não poderá exceder os 10 cm de altura, uma vez que, iremos reduzir a pressão exercida por esta nos futuros ovos, devendo estar a uma temperatura de 27ºC sem oscilações. Este aquário deverá ainda possuir plantas aquáticas verdadeiras que irão proporcionar protecção á fêmea, suporte ao ninho de bolhas que o macho irá construir e facilitarão a alimentação dos alevins, uma vez que nelas se irão desenvolver, com maior facilidade, pequenos animais. Desta forma, existem algumas plantas mais indicadas para este efeito e que são extremamente fáceis de se manter, não sendo necessário cuidados com a água, luz e adubos. Exemplos destas plantas são: musgo de java (Vesicularia dubyana); Samambaia de Java (Microsorum pteropus); Valisneria sudamericana (Vallisneria Gigantea)

4) Após as duas primeiras semanas, o macho pode ser colocado no aquário de reprodução. Depois de um ou dois dias da sua introdução, coloca-se a fêmea num recipiente transparente (como por exemplo um tubo transparente) e de fácil remoção, o qual a irá proteger das investidas do macho. Dar-se-á início do cortejo, no qual o macho abre as suas barbatanas e os opérculos.

5) O macho, se interessado na fêmea, irá dar inicio á construção do ninho de bolhas, o qual deverá estar concluído ou no final do primeiro ou segundo dia após a inserção dos dois exemplares no aquário de reprodução. Se tal não acontecer, pode indicar ou que o macho não esta pronto para a reprodução ou que não está interessado na fêmea, não devendo prosseguir-se com a tentativa de procriar.

6) Após a conclusão da construção do ninho de bolhas, a nossa atenção desvia-se para a fêmea. Esta deverá apresentar uma coloração com riscas verticais quando observar o macho e uma forma particularmente arredondada, indicando, desta forma, que está pronta para o acasalamento. Contudo, em animais com colorações mais claras essas riscas não são visíveis, tendo-se apenas em atenção o segundo aspecto.

7) Juntamos os dois exemplares com cuidado para não destruir o ninho de bolhas e iremos observar que o macho irá nadar atrás da fêmea e atacá-la. No entanto, este é um comportamento normal da espécie, de modo a que o aquarófilo não deverá intervir a não ser que observe que a fêmea possa correr perigo de vida.
Após 12 a 24 horas de estarem juntos o macho irá conduzir a fêmea ao ninho de bolhas.

8) A fêmea irá inspeccionar o ninho e, quando chegar a altura, por debaixo deste, ambos iram começar a nadar em círculos.

9) Até que ocorrem os abraços, o macho dobra-se sobre a fêmea comprimindo-a de modo a facilitar a saída dos ovos ao mesmo tempo que os vai fecundando.

10) Após cada abraço a fêmea fica imóvel e flutua. Nesse período de tempo em que não se mexe, o macho aproveita para apanhar do fundo do aquário os ovos com a boca e colocá-los no ninho, pois, á primeira oportunidade, a fêmea come-os, apesar de se já ter sido observado fêmeas a ajudarem o seu companheiro na recolha destes.

11) Quando os abraços terminam, deve-se retirar com cuidado a fêmea (que tem que ser submetida, mais uma vez, a um regime variado de alimentos, de forma a que recupere rapidamente das lesões sofridas e do esforço), sem destruir o ninho de bolhas, que vai ser guardado pelo macho e será este que tomará conta dos alevins quando nascerem.
Deve-se ter em atenção que, os caracóis de água doce, que possam existir no aquário, muitas vezes comem os ovos que se encontram no ninho de bolhas.Por vezes o macho apercebe-se e tira-os com a boca. Contudo, os moluscos para evitarem a acção do progenitor dirigem-se para o seu alimento pela parte exterior das bolhas, tornando-se impossível a acção do macho.


12) Os alevins irão eclodir passados 2 ou 3 dias. Estes são de reduzidas dimensões (cerca de 2mm) e estão sempre a ser vigiados pelo macho, o qual irá colocá-los no ninho sempre que se afastem ou que vão ao fundo.

13) Quando os alevins nadarem horizontalmente (no quinto dia de vida) é a altura de retirar o macho, pois este poderá comê-los.
Os alevins

Nos primeiros quatro dias os pequenos peixes apenas se irão alimentar do seu saco vitelino, não devendo assim, colocar alimento na água, pois só irá fazer com que esta se polua.
Após retirarmos o macho, devemos começar a alimentar os alevins quatro a cinco vezes ao dia em pequenas quantidades, mas tendo em atenção de que, como os alevins são muito pequenos, têm que comer um alimento rico em lípidos e de pequenas dimensões de forma a que seja facilitada a sua ingestão e que lhes permita desenvolver. Assim, existem vários alimentos adequados para este efeito, como infusórias que aparecem nas plantas, alimento líquido (JBL Nobil Fluid), larvas de Artémia salina (Nauplios) e/ou alimentos granulados de pequenas dimensões produzidos para alimentar crias de Bettas.

É nos primeiros quinze dias que se encontra a fase crítica do desenvolvimento das crias dos Bettas, pois é nesta altura que se formam os labirintos nos alevins. Desta forma, o aquário deverá estar tapado, de modo a reduzir a diferença de temperatura do ar e da água. Caso exista diferença, toda ou praticamente toda a ninhada morre.
Após o primeiro mês começa-se a proceder ao acréscimo de água (cerca de 1cm por dia), minimizando os efeitos das hormonas produzidas por cada alevin, uma vez que eles ao produzirem-nas vão fazer com que os restantes Bettas que se encontram no aquário tenham mais dificuldades a desenvolverem-se.
Ao mês e meio podem-se começar a mudança de água parcial.

Algumas fêmeas:

O grupo de fêmeas:

Os dois primeiros machos são da criação:

Uma colisa que também quis ficar na foto:

Tópicos relacionados: Animais de Estimação, Aquáriofilia e Peixes Ornamentais, Artigos em Destaque, Peixes

55 Comentários

  1. Boa Noite!!!!
    Tenho um casal de bettas ,aonde a macho esta cuidando no ninho muito bem,a femea ja fiz a retirada.
    A temperatura da agua esta em 26c°,e agora so estou esperando para os bettinhas nascerem ,pois o macho não fez um ninho muito grande mais e ele esta cuidando.
    Espero que apos a reprodução,tenho certeza que eles iram nascer …….
    Carol \ Canoas _RS.

    • Olá,

      Desculpa a resposta demorada…

      Estás a fazer tudo certinho, tens todas as condições de ter Betas Alevins.

      Boa sorte e não te esquecas de colocar artémia a eclodir, para lhes oferecer.

  2. Olá carol,
    Se tiveres dúvidas/problemas ou quiseres partilhar a tua experiência na reprodução de bettas, convido-te a participares no nosso fórum de peixes e aquáriofilia:
    http://forum.mundodosanimais.pt/peixes-aquariofilia/
    Felicidades!

  3. O macho montou o ninho, bem pequeno, a fêmea tem as listras, a bolinha, mas ela insiste em correr dele, já desmanchou metade do ninho… devo diminuir o espaço do aquário?

  4. Aquele par de nadadeiras q ele tem em baixo do queixo, quase como um par de bigodes, nos quais (quase sempre) tem as pontas brancas, seria uma diferença entre machos e fêmeas? pois tenho uma 3 bettas fêmeas e nenhuma das 3 tem esse par de “bigodes” porém ganhei uma betta, acho q é vira-lata, que é bem pequena, cerca de 4 á 5 cm porém, tem os tais “bigodes” e quando coloquei-o junto de outro macho, brigaram constantemente. esse vira-lata n tem a cauda e as barbatanas tão elegantes quanto uma beta macho de raça (acho q pelo fato de ser vira-lata). resumindo: quero saber se o tal par de “bigodes” é uma diferença entre machos e fêmeas.

  5. O macho tem as barbatanas enormes, apesar da fêmea também as ter grandes, não se compara ao tamanho, forma e elegância das do macho.

  6. Gente me ajudem, tenho 3 fêmeas sendo que uma delas está “grávida”. Ela está com ovos dentro dela e acho que a qualquer momento ela vai “explodir” pois está muito inchada e só fica no fundo do aquário. Tenho um macho também e ele faz bolhas; posso colocar a fêmea direto no aquário do macho? Me respondam obrigado!

  7. Olá,

    Se o macho não mostrar agressividade á fêmea, penso não haver problema. Caso o faça, mete a fêmea numa garrafa, e a mesma dentro do aquário, de forma a que o macho a veja e perca essa agressividade.

    No fórum, poderás encontrar o significado da doença, HIDROPSIA, também incha os peixes, por isso, vê se está cheia ou poderá ser doença.

    Boa sorte.

  8. betta da boa de comeracoes muitos bonitos

  9. onde posso encontrar artermia para comprar é so esse alimento q pode dar para os alevinos????

  10. Bom tenho um casal de bettas, coloquei a femea em um litro e pus no aquario do macho, ele fica rodeando o litro mas quando coloco a femea junto com ele, ele nem liga , ja ela fica se aproximando dele…o que tem de errado?

  11. Meus Alevins ja tem 4 dias Qual é a comida que dou para eles quando eles ficarem com mais dias?
    Grande Abraço;

  12. Quantos Alevins dao por cria?
    E quantos sobrevivem?

  13. Achei muito emteresante,mas gostaria de saber se eles devem ficar em vidros separados e juntarem após o macho ter feito o ninho de bolhas?

  14. eu gostaria de saber qual o alimento certo para os alevinos

  15. Exceto a Artemia ( que aqui onde eu moro não tem recurso para sua procriaçao e desenvolvimento ) o que eu posso dar para os alevinos comerem ?
    Espero que seja fácil e prático e agradecerei muito a quem me ajudar…
    =)

  16. legal conhecimento tem que ser compartilhado parabens

  17. ele faz o ninho em todo o aquario ou so numa parte

    • normalmente ele faz o ninho em uma única parte do aquário. Para facilitar a construçao do ninho vc pode colocar uma folha de árvore coloda na lateral do aquário e que fique na superficie da água, assim o peixe fará o ninho em baixo da folha e o ninho não correrá o risco de se desfazer… espero ter ajudado e procure mais ajudas pq eu tbm sou iniciante..rs :)

  18. Parabéns pelo artigo e obrigado por dividir o seu conhecimento!

    Minha dúvida é em relação a limpeza do aquário de reprodução. Li por aí que é através de sifonagem, com uma mangueira e a pessoa sugando o ar até a água descer. É isso msm, existe outro jeito, como fazer isso de forma prática? Com que frequência? E como vai sair água, devo repô-la imediatamente? Grato.

  19. TOMAZ CAMPOS AREA LEAO

    Boa noite, coloquei um casal de betas para tentar a reprodução. Segui alguns passo, mas fiz algumas coisas diferentes. O fato é que os dois betas, tanto o macho como a femea, são do mesmo tamanho. Aconteceu tudo certo, o macho fez o ninho e a femea estava muito redonda e com um ponto branco entre a nadadeiras inferiores, mas não apresentava-se listras. Ocorre que em momento algum eu vi o macho abraçar a femea, mas ela mesmo assim estava despejando os ovos (brancos) e ela mesma os pegava com a boca e os colocava nas bolhas do ninho, e o macho nada fez. será que os ovos estão fertilizados e o macho vai cuidar das possíveis alevins?

    muito obrigado.

  20. Tenho dois betas e mesmo cm as explicacoes estou cm um pouco de dificuldade de saber se os dois sao machos ou um deles e femea e q os dois sao meio q parecidos um de cor vermelha e o outro e azul sendo o azul menor com o corpo menor mas cm nadadeiras parecidas com o do vermelho me ajudem por favor seria um casal tirem essa minha duvida por favor…

    • thiago sidney valentim pereira

      os machos costumam ter nadadeiras maiores, fazem ninho de bolhas e se voce colocar um espelho ele vai “brigar” com o reflexo dele no espelho.

  21. oiee eu comprei um betta macho e eles começaram a brigar dai separei mais ele dentro do aquário” mais ele tavão tipo dançando” se esfregando um no outro foi olhar agora no fundo do aquário ta cheio de bolinhas transparentes eu acho que e os ovos” mais eles não tam dentro das
    bolhas” iae.. eles são ovos?

  22. Oi, o meu macho tava comendo os filhotes, retirei ele do aquário e os peixinhos morreram, o que devo fazer? Pois ele está construindo outro ninho.

    • Vc só pode separar o pai da ninhada com quatro dias de vida dos alevinos. Se vc viu o macho colocando os filhotes na boca antes do 4º dia de vida, provavelmente ele estava protegendo os filhotes levando os mesmos de volta pro ninho. Se ele está colocando os filhotes na boca depois do 4º dia de vida dos alevinos, ai sim ele está comendo os filhotes. Já passei por essa situação. rsrs ah, e ele esta construindo outro ninho é pq ele já está pronto para outra reprodução. Isso significa que ela está saudável.

  23. O meu betta macho é menor que a femea…. eles poderão reproduzir?

  24. gusatavo rodrigues

    bom meu betta macho esta fazendo um ninho em baixo de um bebedor de passarinho ele esta fazendo o ninho mais ainda sao umas bolha só que tem que ter aquecimendo na agua para o filhotes nascer??

  25. Oi gente.
    E normal o beta macho morder e arrancar as barbatanas da fêmea?

  26. Oi gente.
    E normal o beta macho morder e arrancar as barbatanas da fêmea?

  27. Tem que ter as plantas para eles reproduzirem

  28. coloquei os dois aquarios diferentes um profasimo do outro . mais o macho nao cosequi fazer as bolinha faz mais estora oque faso?

    • Coloque a fêmea em uma garrafa pet transparente devidamente preparada. E a coloque no aquário do macho e depois de 3 dias solte-a no aquário. Mas em quanto o ninho você vai colocar um isopor pequeno no canto do aquário do macho logo após colocar a garrafa da fêmea lá dentro. Então o macho vai construir o ninho embaixo do isopor, e o ninho ficará protegido evitando que ele estoure.

  29. meu peixe betta eu coloquei os dois juntos ele bateu nela eu vo ganhar meu aquario eu posso colocar a mesmo femea que ele bateu na garrafa dentro do aquario e solto ela depois de quanto tempo

  30. O macho já fez o ninho, muito grande por sinal, a femea está com ovas, mas o o macho só faz dá nela, oq eu faço ?

    • Neste caso você vai separar os dois em aquários ou recipientes diferentes e logo após irá fazer a escolha de outro casal saudável e bonito. Por quê no casal que você escolheu o macho não gostou da fêmea e por isso esta agredindo ela.

      Espero ter ajudado.

  31. Eu comecei a minha criação de peixes Betta a pouco tempo, mas já vejo os resultados e recomendo a todos como uma forma de lazer.

  32. meu ninho já está no segundo dia, mas o meu betta macho não repõe os ovinhos que caem ao fundo do aquário, nem aumenta o ninho, há algo que eu possa fazer?

  33. Tirei minha ninhada de alevinos e tem um que ta mais que o dobro do tamanha dos outros ? pq isso ? será que vai ser aquela bettas gigantes ?

    • thiago sidney valentim pereira

      amigo vc esqueceu de trocar a agua do aquario?
      pq os alevinos mais fortes e maiores sao menos afetados pelos homonios um dos outros. mas os mais fraquinhos 99% crescem menos

  34. Meus avelins já nasceram a 6 dias e o macho ainda está levando eles pra superfice, eles ainda não estão nadando na horizontal! Oqdevo fazer? Nao encontro ovos de artemia por aqui posso dar a Ração moida? Obg

  35. thiago sidney valentim pereira

    gente alguem ai conhece algum criador q faça cruzamentos apenas de bettas mansos uns com outros?
    consegui cruzar meu betta vermelho vira lata com uma femea azul tricolor e ja nasceu.
    eu uso uma planta q tem em lagoas aqui perto pq os filhotes se escondem nas raizes dela. parece uma vitoria regia, mas de tamanho reduzido e fechados. o macho adofa e os filhotes usam como alimento.
    minha femea botou ovos sexta e hj ja ta inchada de novo e parece querer cruzar.

  36. thiago sidney valentim pereira

    bom dia pessoal.
    ja estoi no 5 dia q meus bettas ja nasceram. eu alimento eles desde ontem com raçao flocada moida ate virar pó.
    eles se dividiram em 3 grupos
    um grupo fica na superficie
    outro grupo fica escondido nas plantas
    e o ultimo grupo esta vasculhando os detritos no fundo e se alimentando.

  37. thiago sidney valentim pereira

    bom dia
    meus bettas ja estao no 5 dia, separei o macho ontem e hj observei q os alevinos se dividiram em 3 grupos.
    1-fica nadando pela superficie
    2- fica se escondendo nas plantas
    3- fica revirando o fundo e se alimentando do q acha nos detritos.
    eu alimento eles com raçao flocada moida ate virar pó.
    de 5 em 5 dias eu irei postar p vcs me acompanhar

Comentar este artigo

Nota: O endereço de email não será visível publicamente.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ir para o topo