A Dimensão do Abandono de Animais

Abandono de animais

Fotografia original: that.girl

Devemos refletir bem sobre o abandono de animais.

O que é afinal o abandono? Que animais são considerados em estado de abandono? Porque razão o abandono animal não abrange e não deve abranger apenas os animais deixados na rua?

Há antigos preconceitos face à questão do que é ter e estimar um animal. Não falamos de humanizar os animais, falamos de lhe dar a dignidade de vida que merecem: conforto, alimentação adequada, cuidados veterinários, condições de higiene e salubridade.

Por estas razões o abandono animal não é só o ato de jogar o animal na rua ou num canil municipal. O conceito de abandono é bem mais alargado e engloba uma boa parcela de outros animais em situação de risco.

Um animal está abandonado quando:

  • Não é alimentado mediante as suas necessidades;
  • Está votado ao esquecimento, sem interação com o ser-humano ou outros animais, num qualquer canto;
  • Quando vive acorrentado ou em condições indignas, de falta de espaço, higiene e salubridade;
  • Quando se permite que as fêmeas emprenhem a cada cio, não as esterilizando, condenando-se também cada ninhada nascida a novo ciclo de abandono e de reprodução desmedida;
  • Quando não se presta ao animal os cuidados veterinários necessários, quer de manutenção (vacinas, desparasitação, etc) ou de emergência, mediante a ocorrência de uma doença;
  • Quando se permite que o animal vagueie sozinho pela rua, sem vigilância do seu dono, sujeitando-o a todos os perigos, não o protegendo de eventuais desastres, acidentes fugas, etc.

Por isso, antes de adotar ou adquirir um animal, recorde-se: deve dar-lhe a dignidade que ele merece! È um ser vivo como qualquer um de nós e merece o nosso respeito.

Ter um animal é um acto voluntário.
Ter um animal é um acto de responsabilidade.
Ter um animal é um acto de amor.

Não o abandone de forma alguma!

Este artigo foi publicado na Revista nº 22 do Mundo dos Animais, em Dezembro de 2011, com o título “Dimensão do Abandono”.

Tópicos: Ajuda Animal, Animais de Estimação, Artigos em Destaque