Lista de Documentários com Encenações e Abusos de Animais

Frame do suposto suicídio dos lemingues no documentário «White Wilderness»

Frame do suposto suicídio dos lemingues no documentário «White Wilderness»

Vários documentários sobre a natureza e a vida selvagem contém encenações e até abusos contra os animais que são filmados. Esta lista, compilada pelo programa de investigação canadense “The Fifth Estate“, apresenta os casos mais notáveis onde tal se verificou.

A imagem em cima foi retirada do documentário “White Wilderness”, da Disney, onde um grupo de lemingues alegadamente se suicida atirando-se de um penhasco, mas na verdade os animais foram empurrados pela equipa de produção.

1913
Wild Fox: Neste documentário britânico, coelhos enjaulados são libertos para que as raposas os possam caçar e matar em frente às câmaras.

1928
Simba: Uma compilação de três documentários inacabados sobre a natureza, que inclui matança de animais em África.

1930
Ingagi: Um documentário sobre os safaris em África. Foi banido dos EUA por conter cenas falsas, sendo que algumas das cenas de caça foram na verdade filmadas em estúdio.

Africa Speaks: Neste documentário está incluída uma cena de uma caça tribal a um leão, que na verdade foi filmada num estúdio de Hollywood utilizando leões previamente treinados.

1932
Bring ‘Em Back Alive: Vários animais de diferentes espécies foram propositadamente colocados em conflito uns com os outros, fazendo passar a ideia de que tinham sido encontros naturais. Os sons foram gravados por atores. Numa das cenas, um tigre e uma pitão foram colocados no mesmo espaço para entrarem em conflito. A pitão envolveu o tigre e acabou por o esmagar através da constrição.

1934
Wild Cargo: Mais um documentário onde os encontros e confrontos entre animais são provocados para serem filmados.

1948
Beaver Valley: Numa cena, um coiote e um castor são separados por uma barreira de vidro, para ser possível filmar os dois em simultâneo.

1958
White Wilderness: Numa das cenas, um grupo de lemingues alegadamente se suicida, atirando-se de um penhasco em direção à água onde lhes espera o afogamento. Em 1982, foi revelado que os animais não se atiraram voluntariamente mas foram empurrados pela equipa de produção do filme. Além disso, o documentário passa a ideia de que os lemingues são animais que se suicidam coletivamente quando o número da população é grande, o que não passa de um mito.

1963
Mutual of Omaha’s Wild Kingdom: Uma série de Marlin Perkins que durou mais de duas décadas. Vários confrontos entre animais foram encenados e outros animais foram propositadamente colocados em lugares ou situações onde pudessem ser filmados com maior dramatismo.

1996
Wild America: A série de Marty Stouffer foi acusada de usar animais previamente treinados em diversas cenas. Uma investigação interna confirmou as suspeitas.

1997
Tale of the Tides: Neste famoso documentário, uma hiena, um porco-espinho e um lince-do-deserto foram enviados para um parque queniano, onde foram filmados em confrontos encenados. Numa das cenas, a hiena é atingida pelo porco-espinho e noutra, o lince é filmado a perseguir macacos nativos.

Polar Bear, Arctic Warrior: A cena mais memorável deste documentário de Sir David Attenborough – uma mãe ursa a dar à luz o seu filhote e a aconchegá-lo – é levada a crer que ocorre no Ártico onde os ursos polares vivem, mas foi na verdade filmada num zoológico de Frankfurt, na Alemanha.

2001
Blue Planet: A cena da desova de uma lagosta é indicada como tendo sido filmada ao largo da costa da Nova Escócia, mas foi captada num oceanário britânico.

2002
Winged Migration: Documentário famoso e premiado, tem como cena mais forte uma ave com a asa partida a ser perseguido numa praia por um grupo de caranguejos. A ave é apanhada pelos caranguejos, morta e consumida. Mas na verdade, a ave foi resgatada pela equipa de produção do documentário antes de ser apanhada. O que os caranguejos estão a comer é um peixe morto. Noutras cenas, as aves são incentivadas a voar e as partes da suposta migração, correspondem apenas a aves treinadas que estão a seguir as ordens de voo dos seus treinadores.

2006
White Wilderness: A Disney relança este seu documentário em DVD. A controversa cena dos lemingues suicidas é incluída.

2008
Life in Cold Blood: Sir David Attenborough é acusado de encenar o confronto entre ele próprio e uma cobra, num deserto sul-africano.

Tópicos: Ajuda Animal