Cabeçadas e Embocaduras

Cabeçadas e Embocaduras

Fotografia original: Olgalady / Wikimedia Commons

As cabeçadas são feitas de tiras de coro que são colocadas na cabeça do cavalo e servem para segurar a embocadura – ferro usado na boca dos cavalos – de onde saem as rédeas.

As embocaduras podem ser dos cinco tipos seguintes:

Bridão (snaffle)

Bridão (snaffle)

Tem vários tipos de fins, mas são mais usadas nos desportos hípicos. É leve e articulada no centro, pressionando os cantos da boca.

Freio (bit)

Freio (bit)

É utilizado em cavalos de boca mais dura, pois é mais forte e possui hastes laterais com comprimento variável, fazendo mais pressão quanto maior for as hastes, formando uma alavanca mais forte com a barbela; obriga a montaria a baixar a cabeça pois actua sobre o palatino.

Pelham

Pelham

Reúne as funções do freio e do bridão; é utilizada com quatro rédeas actuando as duas inferiores como freio e as duas superiores como bridão, formando com a barbela uma alavanca.

Dupla Embocadura

Dupla Embocadura

Usa-se simultaneamente com o bridão e com o freio e com quatro rédeas. É utilizado principalmente no adestramento.

Hackamore

Hackamore

Fotografia original: Olgalady / Wikimedia Commons

Actua fora da boca do cavalo fazendo pressão no nariz; é de metal e forma uma alavanca ligada a barbela. O controlo do cavalo deve ser equilibrado sem movimentos bruscos, pois é um sistema potencialmente severo. É usado principalmente no Oeste Americano.

Via Tudo Sobre Cavalos

Tópicos: Cavalos, Animais de Quinta