A Cama do Cavalo

Cama do cavalo

Numa baia ou boxe, é essencial que o cavalo disponha de uma cama quente e limpa. Para que forneça conforto e isolamento e impeça que os seus cascos se deformem por estar muito tempo numa superfície dura no caso se estiver sem ferraduras.

Na escolha do material, o factor mais importante é o conforto e a segurança do animal. As outras considerações, como o custo, limpeza do cavalo e do material da cama devem ser vistas como secundárias.

Uma cama para dormir

Apesar dos cavalos serem capazes de dormir em pé, muitas vezes gostam de se deitar. Se não tiver uma cama apropriada, prejudicará as articulações, o que pode provocar problemas nos curvilhões.

Uma cama molhada é fria e pode queimar a pele do animal.

Materiais para camas

1. Palha

A palha é tradicional para os cavalos e é mais barata e fácil de encontrar. As partículas de poeira que se vêm nas cocheiras com palha são bem grandes para entrarem nos pulmões dos cavalos que podem provocar problemas respiratórios.

Contudo, em grande quantidade, podem indicar a presença de esporos de fungos, invisíveis a olho nu. Em geral, a palha contém alguns fungos, e todos os materiais à base de plantas podem ficar infectados se não forem removidos com regularidade.

São encontradas vários tipos de palhas como por exemplo a de cevada, trigo ou aveia.

2. Serradura de madeira

As serraduras também podem ser usadas para camas e hoje são as mais usadas. São fáceis de remover se dispuser do equipamento adequado.

Serraduras secas e limpas são uma boa cama para cavalos com problemas respiratórios mas ainda não é a essencial.

O principal problema está em ver-se livre delas, porque demoram para apodrecer mas se estiverem cobertas de dejectos de cavalos podem ser usadas como adubo.

3. Jornais

Não é frequente mas também são encontrados jornais cortados em tiras, são relativamente baratos. Limpos, são uma espécie de palha esterilizada, útil para cavalos alérgicos às palhas.

Porém, quando molhados pela urina, começam a decompor-se e são invadidos por fungos.

4. Pavimentos sintéticos

É o mais novo material para usar em camas, e há uma boa aceitação. São considerados os mais limpos, úteis, seguros e confortáveis.

Esses pavimentos de borrachas são anti-derrapantes e com furos para facilitar a limpeza portanto é só esguichar água que a sujidade passa por esses furos e vai pelo ralo.

Evitam problemas de articulações e cascos, como fungos encontrados noutros materiais e eliminam partículas alérgicas das palhas e serragens.

Tópicos: Cavalos, Animais de Quinta, Artigos em Destaque