Concurso Completo de Equitação

Concurso completo de equitação

Fotografia: Wikimedia Commons

O concurso completo de equitação é uma modalidade que pode ser feita em dois ou em três dias (sexta, sábado e domingo ou sábado e domingo).

É uma disciplina que requer do conjunto (cavalo e cavaleiro) uma grande versatilidade, visto que é uma prova que se divide em várias etapas.

A primeira etapa é a prova de Ensino. Embora não seja tão exigente como uma prova de ensino oficial, visa avaliar a harmonia do conjunto, a obediência e prontidão do cavalo e a monte do cavaleiro.

Segue-se a segunda fase, o chamado Steeple, que inclui uma fase de aquecimento, uma prova de velocidade, percorrer um trilho saltando pequenas sebes e uma fase de recuperação.

A seguir temos aquilo a que costumam chamar o ponto alto do concurso. O corta-mato ou crosscountry. Esta fase do concurso consiste em cerca de 25 obstáculos sólidos, banquetas positivas e negativas, valas de água, subidas e descidas a galope. Todo este percurso é feito em terreno irregular.

No ultimo dia de concurso realiza-se a prova de obstáculos de pista. Além de se avaliar a qualidade do conjunto ao abordar os saltos, visa também avaliar a recuperação do cavalo depois de ter feito o corta-mato.

É de referir que esta é uma das modalidades equestres mais controlada a nível de veterinária, por ser uma modalidade extremamente desgastante para os cavalos!

Este artigo foi publicado na Revista nº4 do Mundo dos Animais, em Dezembro de 2007, com o título “Concurso Completo de Equitação”.

Tópicos: Cavalos, Animais de Quinta