Como Limpar os Cascos dos Cavalos

Como limpar os cascos

Fotografia: Alex Brollo / Wikimedia Commons

Toda a gente sabe a importância de uma boa limpeza nos cascos. Alem de dar conforto ao animal, ajuda a detectar cedo eventuais problemas que possam existir.

No entanto, muitas pessoas sentem dificuldade em fazê-lo por não conseguirem que o seu animal levante a mão / pé.

Para começar, peça a alguém que o ajude, segurando o animal posicionando-se do mesmo lado em que você pretende fazer a limpeza, assim, caso o cavalo reaja essa pessoa poderá segurá-lo puxando a cabeça do animal contra si.

Vá com calma

Com um cavalo novo, tenha calma, faça o trabalho devagar. Comece por massajar ou dar palmadinhas até que ele se sinta confortável com o toque das suas mãos.

À medida que for aceitando esta pratica, a rotina prosseguirá normalmente. Use a mão que está livre para dar palmadinhas por toda a perna desde a espádua até ao casco. Só quando o cavalo se sentir à vontade é que você começa a usar o limpador.

Lembre-se que o cavalo tem que sentir prazer em todo o processo, tem que se habituar como uma prática agradável, isto facilitará muito. Quando o animal estiver tranquilo por completo é que se pode amarra-lo com um cabresto e deixar a prática mais segura.

Pegar no membro dianteiro

Comece posicionando-se correctamente, ou seja, se vai limpar as mãos, fique em pé ao lado do cavalo. Quando o cavalo já estiver acostumado, ele logo erguerá a mão ao sentir o toque das suas mão nos seus membros.

Uma prática segura é empurrar a espádua do cavalo com os seus ombros para que ele desloque o seu peso para as outras patas. Uma vez que a pata está levantada segure-a com uma mão e limpe com a outra.

Cuidar dos membros traseiros

O processo é parecido com o dos membros dianteiros, mas talvez um pouco mais complicado devido à conformação do animal (anatomia do jarrete).

Primeiro levante a pata para a frente, só depois vire-a para trás. Para pegar a pata traseira (pé), fique de pé ao lado da garupa na altura da anca do cavalo.

É importante ficar bem perto, pois caso o animal tente dar um coice, será mais fácil desviar-se. Apoie as duas mãos na garupa do animal e depois vá descendo por trás do quarto traseiro do animal.

Quando as suas mãos atingirem a canela faça leve pressão até que ele dobre o seu jarrete e estenda-o para a frente (antes de vira-lo para trás).

Segurando o membro

Segure a pata do seu cavalo distante do chão para que ele perceba que quer mantê-la nas suas mãos. Faça com que perna, joelho e jarrete dobrem naturalmente.

Muitas pessoa gostam de, ao segurar os pés, apoiar os cascos entre os joelhos.

Limpar o casco

Quando a perna estiver nas suas mãos, ou no seu colo, e o cavalo não estiver a puxar mais, comece a limpeza do casco. Para a sua segurança, nunca limpe enquanto o cavalo estiver a puxar, ou tentando esquivar a pata.

O material usado é um limpador de metal, normalmente coberto com borracha onde você segura. Mas, a maioria prefere o modelo de plástico ou ferro.

Existem alguns que ainda tem uma escova para fazer a limpeza da sujidade mais fácil.

Medidas de segurança

  • Com um cavalo novo ou irrequieto amarre-o ou tenha alguém para segura-lo;
  • Nunca mexa, ou tente levantar a pata sem antes manter um contacto com a parte superior do corpo do animal, pois os mesmos podem reagir dando coices ou pulando de surpresa;
  • Nunca se sente no chão para limpar os cascos de um cavalo. Você fica sem mobilidade caso o cavalo queira se mexer ou dar um coice;
  • Nunca limpe os cascos de um cavalo quando estiver descalço, pode ser perigoso;
  • Caso moscas sejam o problema, passe um spray repelente no seu cavalo, antes mesmo de segura-lo, para evitar que o incomodem.

Tópicos: Cavalos, Animais de Quinta, Artigos em Destaque