Os Animais Como Presente de Natal

Animais como presentes de Natal

Os animais são seres vivos, com personalidade, necessidades, que precisam de atenção, tempo, espaço, cuidados, educação, amor, alimentação e respeito.

Ter um animal é um ato voluntário.

Adquirir um animal de estimação deve ser uma atitude pensada pelo próprio ou uma decisão unânime a nível familiar. No seio familiar a decisão de ter um animal de estimação nunca deve partir das crianças, mas sim dos pais, uma vez que serão eles os responsáveis por tudo o que o animal precisa.

Não quero com isto dizer que não se tenham animais de estimação, pretendo apenas consciencializar e fomentar as adoções responsáveis, tendo em vista que um animal precisa de cuidados.

Por estas razões um animal doméstico nunca deve ser uma prenda de Natal. A decisão deve partir da pessoa ou/e família que pretende adquirir um animal de estimação, nunca de outra pessoa que desconhece se aquela pessoa/família está preparada para partilhar a sua vida com um animal.

Muitos dos abandonos dos meses seguintes ao Natal resultam de situações do género. Os animais não o merecem e nós, como seres racionais, não o podemos fazer. Ao adquirir um animal de estimação temos de pensar que eles só nos têm a nós. Nós temos a família, os amigos, o emprego, os hobbies. Eles só nos têm a nós.

Portanto, para termos um animal de estimação temos de ter a certeza que poderemos cuidar dele enquanto viver, que lhe poderemos dar os cuidados de saúde necessários, a alimentação adequada, o espaço e o tempo que necessitam para serem felizes.

Por isso, este Natal, não encare um animal de estimação como uma prenda, eles são seres vivos e têm de ser tratados com dignidade, não como objectos que se descartam à mínima dificuldade.

Adquirir um animal de estimação deve ser um acto reflectido e pensado! Eles são verdadeiros amigos e esperam de nós a mesma lealdade, o mesmo amor e a mesma dedicação.

Boas festas!

Este artigo foi publicado na Edição nº 22 da Revista Mundo dos Animais, em Dezembro de 2011, com o título “Natal: Os Animais Como Presente”.

Tópicos: Natal com Animais, Animais de Estimação