Archaeopteryx era Apenas um Dinossauro

Archaeopteryx

Archaeopteryx
Créditos: The Lehigh Valley Museum of Natural History

Desde a descoberta do primeiro fóssil do pequeno Archaeopteryx, em 1861, este animal extinto há mais de 150 milhões de anos tornou-se um verdadeiro símbolo, ao ser considerado como a primeira ave de sempre.

No entanto, um novo estudo publicado na Nature, parece deitar por terra a “fama” do Archaeopteryx e “banalizá-lo” entre a fauna do Jurássico que habitava o nosso planeta.

Nova espécie Xiaotingia zhengi

Nova espécie Xiaotingia zhengi

O artigo, assinado pelo investigador Xing Xu, tem por base uma nova espécie encontrada, Xiaotingia zhengi (foto à direita), encontrado na formação geológica de Tiaojishan, na província chinesa de Liaoning.

Este fóssil tem também a marca das penas impressa ao redor dos ossos e pertencem a um animal que viveu há cerca de 155 milhões de anos.

Dadas as semelhanças com o Archaeopteryx, a equipa de Xing Xu decidiu fazer uma análise comparativa entre estes dois animais e mais algumas dezenas de dinossauros e aves para compreenderem a relação entre uns e outros.

A equipa chegou, assim, à conclusão que tanto o Archaeopteryx como o Xiaotingia zhengi pertencem a uma família de Dinossauros chamada Deinonychosauria, à qual pertenciam por exemplo os bem conhecidos Velociraptors, sendo que assim, a primeira ave da história deixaria de o ser.

“Ambos [Archaeopteryx e Xiaotingia zhengi] têm um grande buraco em frente aos olhos, estes buracos só são vistos nestas espécies e não está presente noutras aves” afirmou Xing Xu, que referiu também que ambos apresentavam o desenvolvimento inicial de uma característica que seria imagem de marca dos Velociraptors, a garra do segundo dedo do pé.

O Archaeopteryx já tinha perdido algum protagonismo quando na década de 1990, começaram a ser encontrados vestígios de penas em vários dinossauros. No entanto, esta descoberta pode revolucionar a investigação da evolução das espécies, pois o pensamento cientifico sobre a origem das aves tem tido por base que o Archaeopteryx era a primeira de todas.

“Talvez tenha chegado a altura de aceitarmos finalmente que o Archaeopterix era apenas um pequeno terópode com aspecto de ave, que esvoaçava por aí, durante o Jurássico”, defendeu Lawrence Witmer, paleontólogo da Universidade de Ohio, EUA.

Tópicos: Dinossauros, Animais Pré-Históricos