Dinossauros: Modo de Vida

Mundo dos Dinossauros

Os dinossauros não eram todos iguais. Variavam em forma, hábitos alimentares, vida, necessidades, tamanho ou peso.

A sua morfologia variava consoante os seus hábitos alimentares, uma vez que estes a condicionavam e influenciavam.

A maioria dos dinossauros herbívoros eram animais pesados, atarracados, alguns deles lentos, com metabolismo também lento, a maioria pacífica e que vivia em manada.

Sendo eles presas, muitos desenvolveram características morfológicas específicas de defesa, quase os fazendo assemelhar a tanques. Algumas destas são, por exemplo, os esporões, as placas nas costas, cristas, cornos, carapaças.

Todas estas técnicas eram modos de sobreviver ou evitar serem atacados com sucesso por dinossauros predadores, protegendo os seus pontos vitais mais sensíveis. Mas nem todos os dinossauros herbívoros cumpriam estes requisitos, sendo que alguns deles apostaram antes na leveza e velocidade para poderem escapar.

Normalmente os dinossauros mais ágeis eram também pequenos, o que lhes permitia abrigarem-se para escapar. Os maiores herbívoros eram mesmo os saurópodes, que mediam entre 6 a 45 metros de comprimento, de pescoço longo e cauda comprida e estreita como um chicote.

Já os dinossauros carnívoros eram animais relativamente ágeis, adaptados para a caça em altas velocidades. O facto de terem o osso da bacia separado, semelhante à bacia das aves, permitia que se deslocassem em duas patas posteriores mais fortes, sendo as anteriores mais atarracadas.

A sua boca era a sua arma mais terrível, com dentes numerosos, afiados, curvados para dentro, de modo a fazer gancho para não largar a presa e cónicos para rasgar carne. Alguns destes dinossauros, como os famosos velociraptores, desenvolveram uma unha que funcionava como gancho que segurava a presa, do modo a não fugir, sendo que também a usava para esventra-la.

No caso dos dinossauros predadores, as suas dimensões eram, normalmente, medianas, mas nunca tão grandes como os predados. O maior dinossauro carnívoro conhecido foi o espinossauro, com medidas entre os 13 e os 18 metros de comprimento e entre 7 a 20 toneladas de peso.

Este artigo foi originalmente publicado na Edição nº 10 da Revista Mundo dos Animais, em Março de 2009, com o título “Mundo dos Dinossauros – Modo de vida”.

Tópicos: Dinossauros, Animais Pré-Históricos, Artigos em Destaque