Encontrado ADN de Mamute Híbrido

Mamute-lanoso (Mammuthus primigenius)

Mamute-lanoso (Mammuthus primigenius)
Imagem: Wikimedia Commons

A análise ao ADN de um mamute encontrado no Utah, EUA, sugere que se tratava de um animal híbrido, resultante do cruzamento entre duas espécies diferentes de mamutes.

Segundo o ADN, o mamute descoberto foi o resultado do cruzamento entre o mamute-columbiano (Mammuthus columbi) e o mamute-lanoso (Mammuthus primigenius).

Esta descoberta pode também explicar o porquê de alguns mamutes, aparentarem ser uma espécie intermediária entre as duas anteriores, classificados pelos cientistas como mamute-de-jefferson (Mammuthus jeffersonii), mas que na verdade podem ser indivíduos híbridos resultantes do cruzamento de columbianos e lanosos.

Os mamutes-lanosos eram uma espécie mais pequena, que habitou as regiões do Norte do planeta em particular no Alaska e no Canadá, enquanto que os mamutes-columbianos eram maiores, habitavam as regiões Sul dos Estados Unidos.

Estas espécies não devem ser confundidas com o mastodonte-americano (Mammut americanum), outra espécie de elefante ancestral da América do Norte e Centro.

Tópicos: Animais Pré-Históricos