Dinossauros: Introdução

Mundo dos Dinossauros

A história dos dinossauros é tão magnífica quanto impressionante. Foram um grupo de animais pré-históricos que povoaram a Terra durante a era Mesozóica e deles fazem parte os maiores animais de todos os tempos.

Apareceram durante o período Triássico, há cerca de 231 milhões de anos e foram extintos no final do período Cretáceo, há 66 milhões de anos. Foram os animais terrestres dominantes durante 165 milhões de anos e deixaram um registo fóssil extraordinário que nos permite saber um pouco sobre eles, como viveram e como morreram.

O nome dinossauro significa “lagarto terrível”, embora os dinossauros não fossem lagartos mas sim um grupo distinto de répteis, bastante diferente dos répteis atuais.

Os primeiros fósseis encontrados pareciam representar algum tipo de animal monstruoso e a imagem popular que temos dos dinossauros é a de animais gigantes, ferozes e imponentes. No entanto, nem todos os dinossauros eram grandes ou carnívoros, a maioria dos dinossauros que existiram eram na verdade animais herbívoros possivelmente tão pacíficos como uma girafa ou um elefante.

Existiram dinossauros de diversas formas, tamanhos e características, tal como acontece com a grande diversidade de animais que existem hoje em dia.

Ao longo de milhões de anos, os dinossauros foram evoluindo a partir das primeiras espécies, mais pequenas, até darem origem a espécies de grandes dimensões que preenchem o nosso imaginário, um fenómeno chamado de gigantismo.

Entre os diversos tipos de dinossauros que existiram, podemos destacar os terópodes, que incluíam grandes carnívoros tais como o tiranossauro e o alossauro; os saurópodes, como o gigante de longo pescoço diplodocus; os ceratopsídeos, como o triceratops ou os estegossauros, tendo o dinossauro com o mesmo nome como principal representante.

Apesar da extinção dos dinossauros, um pequeno grupo evoluído a partir dos dinossauros terópodes sobreviveu e continuou a sua linhagem até aos nossos dias: as aves.

Este artigo foi originalmente publicado na Edição nº 10 da Revista Mundo dos Animais, em Março de 2009, com o título “Mundo dos Dinossauros”.

Tópicos: Dinossauros, Animais Pré-Históricos, Artigos em Destaque