15 Factos (e Fotos) Sobre Animais Perigosos

Sabias que o Ratel foi considerado pelo Guinness Book como o animal mais destemido do planeta? Estas e muitas outras curiosidades foram compiladas pela National Geographic, no âmbito do programa Deadly 60, onde o naturalista Steve Backshall percorre os 5 continentes em busca dos animais mais perigosos, letais e venenosos do planeta.

Hipopotamo

1. O Hipopótamo é um animal altamente imprevisível, o que faz dele o mamífero mais perigoso do continente africano. Possuem dentes tão grandes que, para os acomodar, necessitam de largas cavidades nas suas cabeças.

Escorpião

2. Sabes como detectar quão venenoso é um escorpião? Não, não precisas de experimentar na pele :) Repara no tamanho das pinças e da cauda. Se o escorpião tem pinças largas e uma cauda fina, provavelmente é pouco venenoso. No sentido inverso, um escorpião com pinças curtas e uma cauda larga, é um aviso para não quereres provar o veneno (vê também: Tratamento e Manutenção de Escorpiões).

Mamba Negra

3. A primeira curiosidade que salta à vista na Mamba negra, é que não é negra, mas sim cinzenta clara. Obteve o nome devido à sua boca que é de facto negra. Esta espécie é bastante rápida e possui um veneno poderoso.

Mabeco

4. O Mabeco, também conhecido como cão-caçador africano, tem uma eficácia extraordinária e uma das mais elevadas do mundo animal: cerca de 80% das caças que fazem resultam na morte bem sucedida das presas. Para teres uma noção de como a percentagem é alta, o Leão, popularmente aclamado como rei da selva, tem uma eficácia de “apenas”… 10%. Um grupo médio de Mabecos consome uma Gazela de Thomson em cerca de 10 minutos.

Águia-pesqueira

5. A Águia-pesqueira tem uma visão muito apurada e consegue visualizar perfeitamente através da água. Captura as suas presas geralmente em voo picado, que podem ter início a 70 metros de altitude.

Ratel

6. É este o animal mais destemido do planeta, segundo o Guinness Book, tal como já dito na apresentação deste artigo. O Ratel enfrenta qualquer animal e qualquer perigo. Chega a caçar serpentes e a afastar os leões das suas presas.

Grande Tubarão-Branco

7. O Grande Tubarão Branco, animal imortalizado pelo cinema, não é tão “mau” como o pintaram mas também não é propriamente um animal inofensivo (vê também: Tubarões Brancos “voadores”). A mordida de um tubarão destes com cerca de 3 metros – e podem ter mais do dobro – já consegue exercer uma pressão de 4 toneladas por cada centímetro quadrado (vê também: Dentada Pré-História Capaz de Partir Carro a Meio).

Golfinho

8. O que faz um golfinho nesta lista? Bom, os animais aqui presentes não são necessariamente perigosos para o ser humano, mas sim perigosos para qualquer outra espécie. Os golfinhos nariz-de-garrafa, com uma inteligência muito acima da média, são o terror para alguns peixes. Usando da sua inteligência, guiam os peixes da mesma forma que os cães guiam as ovelhas e então atacam os indivíduos que se isolam. O seu sofisticado sistema de eco ajuda-os a “antecipar” o movimento dos peixes para atacarem de forma mais eficaz.

Aranha-de-costas-vermelhas

9. A Aranha-de-costas-vermelhas, da mesma família das Viúvas-negras, é um animal potencialmente perigoso para os seres humanos. Na verdade, nem todas. As fêmeas sim, os machos não. As fêmeas são inclusivamente perigosas para os próprios machos.

Ornitorrinco

10. Cá está o curioso ornitorrinco, animal inconfundível do nosso planeta. É também um dos raros mamíferos venenosos que existem. Têm um esporão venenoso que usam quando estão a lutar contra outros machos. Também possuem electro-receptores que detectam as contracções musculares das suas próximas refeições, conseguindo assim facilmente localizá-las.

Crocodilo-de-agua-salgada

11. Os crocodilos-de-água-salgada são os maiores crocodilos do mundo. Além de excelentes nadadores e exímios predadores, podem chegar até aos 70 anos de idade.

Morcego Fantasma ou Falso Morcego Vampiro

12. O Morcego Fantasma ou Falso Morcego Vampiro, é a única espécie de morcego carnívoro da Austrália. É chamado de Morcego Fantasma devido à membrana muito fina das suas asas e que o fazem parecer um fantasma durante a noite. Têm grandes orelhas e conseguem detectar possíveis presas a grandes distâncias (vê também: Desvendado os Morcegos).

Urso Beiçudo

13. O Urso-Beiçudo, uma espécie de urso insectívora, consegue ser ouvido a comer térmitas a mais de 100 metros de distância. Conseguem fechar as suas narinas para criar um vácuo e possuem garras enormes, com as quais rasgam as construções rochosas das térmitas.

Louva-a-Deus

14. O Louva-a-Deus é um predador de tal forma rápido e agressivo que até existe uma forma de Kung Fu com o seu nome.

Falcão Peregrino

15. O Falcão Peregrino é o animal mais rápido do mundo.

Tópicos: Animais Selvagens, Artigos em Destaque