A Arca de Noé do Deserto Nigeriano

Gazela-dama

Fotografia: SCF / via BBC

Quem diria que umas das regiões mais inóspitas do planeta poderia ser um hotspot de biodiversidade? A verdade é que o deserto nigeriano é um ponto de paragem para várias espécies migratórias e serve de habitat à, por exemplo, gazela-dama (Nanger dama), uma espécie que se encontra criticamente ameaçada de extinção.

A gazela-dama está criticamente ameaçada essencialmente por três fatores:

  1. Embora não tenha grande necessidade de água, necessita mais desta do que a generalidade dos animais do deserto, pelo que é vítima de longos períodos de seca;
  2. Os habitats estão a ser constantemente destruídos e o alimento de que necessita, a desaparecer;
  3. A caça e o clima de guerrilha em África tem aniquilado inúmeras gazelas, bem como outros animais da fauna africana.

Existem três subespécies de gazela-dama, duas delas extintas na natureza (embora uma ainda representada em alguns jardins zoológicos que evitaram o seu total desaparecimento). Uma terceira ainda está presente em ambiente selvagem, mas em declínio acentuado.

Chita-do-sahara

Fotografia: S. Maclennan / via BBC

A chita do Sahara (Acinonyx jubatus hecki), tal como a gazela-dama, está criticamente ameaçada de extinção, resistindo em populações pequenas e fragmentadas, num total estimado de apenas 250 indivíduos adultos.

A fotografia desta chita foi captada através de câmeras-armadilha, uma técnica também usada para registar a fauna de Boni-Dodori ou os animais em perigo das florestas mais impenetráveis.

Cartaxo-nortenho

Fotografia: SCF / via BBC

Os últimos 10 dias de sondagem pelas áreas desertas da Nigéria, permitiram identificar 85 espécies de aves, 41 das quais são migratórias provenientes da Europa. Na imagem está um cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra).

Combatente

Fotografia: SCF / via BBC

Sete das espécies de aves encontradas estão listadas na convenção da conservação das espécies migratórias, um acordo internacional que visa proteger as espécies migratórias, incluindo os seus habitats e as suas rotas de migração. Na imagem em cima está um combatente (Philomachus pugnax), uma espécie que também pode ser observada em Portugal.

Falcão-lanário

Fotografia: SCF / via BBC

Desde 2006, os investigadores registaram seis espécies diferentes de aves de rapina, incluindo este falcão-lanário (Falco biarmicus).

Adax

Fotografia: SCF / via BBC

O Adax (Addax nasomaculatus) é uma espécie de antílope criticamente ameaçada de extinção. São conhecidos pelos chifres particularmente longos e retorcidos.

Mais informação (em inglês): Arid Niger desert is ‘Noah’s ark’ – BBC

Tópicos: Animais em Extinção, Conservação, Fotos de Animais Selvagens, Animais Selvagens, Fotografia Animal