O Maior Crocodilo Alguma Vez Capturado

Crocodilo capturado nas Filipinas com 6,4 metrosCom seis metros e meio de comprimento e uma tonelada de peso, o crocodilo capturado recentemente numa pequena aldeia das Filipinas pode ser o maior crocodilo alguma vez capturado. O maior registo anterior era de 5,48 metros.

A caça a este crocodilo começou em meados de Agosto, após uma série de relatos de ataques a outros animais e pessoas, embora se suspeite que este animal não era o (ou o único) culpado, devido a avistamentos de outros crocodilos nas redondezas.

O crocodilo gigante será levado para um parque natural da região onde se tornará, provavelmente, na maior atracção do mesmo pelo seu tamanho invulgar.

Os crocodilos-de-água-salgada (Crocodylus porosus) são os maiores crocodilos do mundo. Nascem com menos de 30 centímetros mas chegam a medir em média 4 a 5 metros, com registos de animais que chegaram aos 7 metros. Uma fotografia de 1957 mostra um crocodilo desta espécie que segundo os relatos media 8,63 metros, mas esta medida não foi confirmada.

Estes répteis são capazes de viver mais de 100 anos e, segundo o investigador D. Adam Britton, que se tem dedicado a estudar a inteligência dos crocodilos, são capazes de aprender com maior facilidade e rapidez do que os ratos de laboratório.

Em termos de ataques ao ser humano, são registados um ou dois ataques fatais por ano, um número bastante baixo devido aos esforços dos responsáveis pela vida selvagem que colocam avisos gráficos nas áreas onde os crocodilos costumam habitar. No Guinness Book está o desastre da ilha de Ramree onde, em 19 de Fevereiro de 1945 e durante a batalha de Ramree, cerca de 400 soldados japoneses morreram ao atravessar o pantanal onde viviam milhares de crocodilos-de-água-salgada.

Outro dos ataques mais falados em todo o mundo ocorreu em 1985, à ecofeminista Val Plumwood, que sobreviveu, e depois descreveu a experiência como o ganho de uma nova perspectiva na qual os seres humanos fazem parte da cadeia alimentar e que a visão antropocentrista está desligada da realidade.

Mais informação (em inglês):

Tópicos: Répteis, Animais Selvagens