É Esta a Ave Mais Esquiva do Mundo?

Laterallus tuerosi

Fotografia: Mike Parr

Já mais pessoas escalaram o Evereste e foram ao espaço, do que aquelas que viram esta ave, cuja descoberta é comparada ao Santo Graal. Palavra de especialista.

A ave Laterallus tuerosi, na imagem (uma das muito raras fotografias da mesma) tem como único habitat um lago, no Peru, e passa a grande maioria do seu tempo escondida entre a vegetação, o que a torna extremamente rara de observar, ao ponto de muitos a considerarem a ave mais esquiva do mundo.

“Já mais pessoas escalaram o Evereste e foram ao espaço, do que aquelas que viram esta magnífica criatura. Para mim, encontrá-la foi o equivalente, em termos ornitológicos, à descoberta do Santo Graal. Para ser sincero, nunca esperei ver esta ave na minha vida, muito menos ter a oportunidade de a fotografar” afirmou Mike Parr, vice-presidente da American Bird Conservancy.

A Laterallus tuerosi está classificada pela IUCN como espécie ameaçada, cujas maiores ameaças provém da perda de habitat e poluição, mas também com os bloqueios dos rios provocados por barragens e pela invasão de trutas, que está a diminuir a quantidade de peixes nativos dos quais esta ave se alimenta.

Além da Laterallus tuerosi, o lago é também o único habitat no mundo para a ave Podiceps taczanowskii (criticamente ameaçada) e para o sapo gigante Batrachophrynus macrostomus (ameaçado).

A ave mais esquiva do mundo?

Fotografia: Mike Parr

Tópicos: Aves, Animais em Extinção, Conservação, Animais Selvagens