As aves são animais extremamente sociáveis e com uma inteligência acima da média. Diversas aves são consideradas animais de estimação exóticos, como papagaios, calopsitas, canários ou periquitos. Outras são consideradas ornamentais tais como patos, cisnes, pavões ou galinhas.

Algumas espécies de aves, como corvos e papagaios, são capazes de imitar a voz humana e por isso diz-se que falam. Além da capacidade de imitação, a sua inteligência permite-lhes fazer conexões: se a ave perceber que ao imitar um determinado som (por exemplo "quero comer") recebe uma recompensa (comida), então ela vai efetivamente "dizer" que quer comer quando tiver fome. O mesmo para pedir uma festinha carinhosa na cabeça.

De seguida encontrará os artigos mais recentes que publicamos sobre aves exóticas. Adicionalmente, selecionamos algumas matérias que merecem particular atenção.

Psitacídeos: Tudo o que Precisa Saber
Os psitacídeos são fantásticas aves de companhia onde se incluem araras, papagaios, cacatuas, agapornis e outras. Descubra tudo sobre estas aves exóticas.
Criação de Canários Brancos
Saiba tudo o que necessita para ter sucesso na criação de canários, desde o acasalamento e nascimento até à preparação para exposições.
Criação de Periquitos
Um criador como eu tem uma sensação de grande felicidade quando vemos num dos ninhos aves recém nascidas. Essa sensação torna o nosso trabalho recompensado.
Papagaio Verdadeiro
É o mais procurado dos papagaios para ser animal de estimação, por ter fama de melhor "falador" de entre os papagaios do Brasil.
Calopsita
A calopsita é um pássaro que vem conquistando cada vez mais as pessoas pelo seu jeito amigável e interactivo, principalmente quando domesticado.
Agapornis
É das aves mais populares no mundo pela facilidade de criar em cativeiro, têm um carácter muito dócil, adoram subir ao nosso ombro e dormir no nosso colo.

Artigos Recentes em Aves Exóticas