Papagaio do Senegal

Papagaio do Senegal (Poicephalus senegalus)

Papagaio do Senegal (Poicephalus senegalus) | Fotografia: Frederico Lisboa

Classificação científica:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Psittaciformes
  • Família: Psittacidae
  • Género: Poicephalus
  • Espécie: Poicephalus senegalus

Comprimento: 23 centímetros
Peso: 150 gramas
Longevidade: 50 anos
Incubação: 28 dias
Postura: 2 a 3 ovos
Maturidade: 2 a 3 anos

Distribuição: África Ocidental

É um excelente papagaio para iniciados, não é muito dispendioso, é relativamente pequeno, não é um animal destruidor e, acima de tudo, não é barulhento, como outros papagaios de pequena dimensão.

Talvez pelo seu tamanho, e pelo facto de ser muito reservado, não tem sido das aves mais cobiçadas. Para quem já teve algum, é uma recordação muito grata, já que, com o passar do tempo, se torna num amigo carinhoso.

Quando adquirido muito jovem aprende a repetir algumas palavras, embora o seu vocabulário nunca seja tão extenso quanto o adquirido por outros da mesma região. É, no entanto, uma ave que requer muita atenção, se se sentir marginalizado ou abandonado tende a entrar em stress e ter um comportamento estranho, foge das pessoas, fica muito quieto no poleiro ou foge para os cantos no chão da gaiola.

Devem ser alimentados à base de uma mistura de sementes própria para aves de médio porte ou ração comercial adequada para estas aves, facilmente adquirida em lojas especializadas., bem como um sortido diário de frutos frescos e de vegetais.

A sua reprodução não é muito difícil, embora requeira alguns conhecimentos e um viveiro com dimensões apreciáveis, pelo que deve esperar algum tempo e conhecer bem a ave até fazer da criação uma opção.

Os massarongos (nome pelo qual também são conhecidos os papagaios do Senegal) não gostam de apanhar sol directo. Se tiver uma árvore ou planta de grande porte, ponha a gaiola debaixo da rama, para que possam passar raios de sol, mas não de forma intensa.

Mais informação: Psitacídeos – Tudo o que precisa de saber

Este artigo foi originalmente publicado na Revista nº5 do Mundo dos Animais, em Fevereiro de 2008, com o título “Papagaio do Senegal”.

Tópicos: Aves Exóticas, Aves, Animais Exóticos, Animais de Estimação