Alimentação do Cão: Dicas Para Uma Dieta Saudável

Alimentação de Cães

Ter um animal de estimação implica algumas responsabilidades, nomeadamente no que diz respeito à sua correcta alimentação. Assim como nós, seres humanos, é importante que a alimentação do cão seja saudável e equilibrada. Caso contrário, existem alguns riscos e doenças às quais o seu cão pode ficar sujeito.

Para que o seu cachorro cresça forte e saudável, é importante que ele tenha uma alimentação equilibrada. Caso contrário, o seu amiguinho não terá tanta energia e pode até mesmo ter complicações ao nível da saúde.

Certifique-se de que o seu cão tem sempre água fresca e limpa. Cachorros, cadelas em período de amamentação e cães trabalhadores são os que têm mais necessidade de ingerir água.

Sempre que possível, é aconselhável que o seu cão se alimente todos os dias às mesmas horas.

Uma vez que existe uma grande variedade de rações disponíveis no mercado, neste artigo vou-lhe explicar quais as melhores e as mais indicadas para o seu melhor amigo.

Diferenças entre ração industrial e comida caseira

Se tiver de optar por dar ao seu cão ração ou comida caseira, o ideal é optar pela ração de cão. O motivo reside no facto de esta constituir uma refeição mais equilibrada e que fornece mais nutrientes ao seu amigo de quatro patas. A comida caseira peca por não fornecer uma nutrição adequada ao seu animal.

Tipos de rações

Hoje em dia o mercado está repleto de marcas e de variedades de ração para cães. Mas qual a mais indicada? Aqui ficam algumas dicas e sugestões.

  • Baratas/ Populares: Este é o tipo mais frequente e vendido de ração de cão. Um dos factores que favorece a sua comercialização é o seu baixo preço. Regra geral, este tipo de comida para cão é formulada com subprodutos do milho, soja e farelos de algodão. Não sendo portanto um tipo de ração de fácil assimilação;
  • Standard: Estes são os produtos de marcas conhecidas que conquistam muitos vezes os donos dos patudos através do recurso à publicidade. Este tipo de ração tem um compromisso de qualidade e é melhor do que a ração popular. Contém farinha de carne e ossos, glúten de milho e gordura animal. Embora a ração standard seja melhor do que a popular, ainda não é a ideal. Quanto ao preço, encontra-se a um preço relativamente acessível;
  • Premium e Super Premium: Estes tipos de ração de cão são de primeira qualidade, sendo por isso mais caros do que os anteriormente mencionados. Contêm carne de frango, peru e ovelha. Este tipo de produtos animais ajuda a simplificar e facilitar o processo digestivo. Outra vantagem é que como é a digestibilidade é maior, o consumo de ração é menor. Para além disso ajuda a reduzir o volume de fezes.

Problemas da incorrecta alimentação do cão

Um dos maiores problemas que pode surgir devido a uma incorrecta alimentação do cão, é a obesidade canina. Hoje em dia, muitos são os animais que têm excesso de peso, o que não abona em nada para a sua saúde. Para ajudar o seu cão a sair ou a evitar o estado de obesidade, só lhe deve dar comida duas vezes por dia (preferencialmente à mesma hora). Não o deixe petiscar e não lhe dê da sua comida, muito menos se forem doces – conheça os alimentos tóxicos para cães que deve evitar.

Em caso de dúvida sobre a alimentação do cão, consulte o seu veterinário assistente. A saúde do seu melhor amigo é preciosa!

Tópicos: Treino e Manutenção de Cães, Cães, Animais de Estimação, Artigos em Destaque