Roupa Para Cão: Necessidade ou Excesso?

Roupa para cães, necessária ou uma questão de moda?

Via flickr.com/photos/photosightfaces/

A roupa para cão é um assunto recorrente e algo que tem despertado naturalmente a atenção dos donos dos cachorros, na procura de darem o melhor aos seus animais.

Mas será que essas roupinhas são uma necessidade para os nossos melhores amigos, para se manterem confortáveis e quentinhos, ou são por outro lado um excesso e um exercício de vaidade? Será que os cães se sentem confortáveis vestidos? Neste artigo vou tentar responder a estas e a outras perguntas do género.

Necessidade ou uma questão de moda?

Muitos são os donos de animais e não só, que se questionam sobre a necessidade ou não de encherem o seu cão com roupas. Os cães, devido à sua natureza, estão adaptados para que consigam resistir ao frio sem grandes problemas.

A diferença está nos cães de pêlo curto e nos de pêlo longo. Cachorros como os Husky Siberiano, Labrador, Terra Nova e raças semelhantes, não necessitam de usar roupa. Uma vez que têm duas boas camadas de pêlo e uma camada de gordura que os mantém bem quentinhos, vestir estes cães pode tornar-se excessivo.

No que toca aos cães de pêlo curto, existem duas respostas diferentes. Se o seu melhor amigo for bem gordinho ou até com excesso de peso, ele não precisa de roupa pois a sua gordurinha extra faz com que ele se mantenha quente, de uma forma natural. Caso contrário, é conveniente arranjar roupa de cão confortável para ele. No entanto, deve optar por peças únicas e simples. O objectivo é fazer com que o seu amiguinho não passe frio. Ele é um cão, não um modelo.

A utilização de roupa para cão é também aconselhável para os cães mais idosos, uma vez que a capacidade que têm de produzir calor diminui com a idade.

Existe roupa para cão perigosa?

É muito importante que tenha cuidado na hora de comprar a roupa para o seu cão. Existem alguns aspectos que deve ter em atenção, nomeadamente:

  • Muito cuidado com os cachecóis. Os cães não costumam gostar nada deles e fazem de tudo para os retirarem. No meio de tal processo, alguns chegam mesmo a enforcar-se. Por isso, cães e cachecóis, definitivamente não.
  • Compre roupa para cão essencialmente confortável. Deve certificar-se de que as roupas em questão não vão prender os movimentos do seu cachorro.

Quais as roupas essenciais?

A roupa de cão é necessária ou excessiva?

Via bestdoggiestyles.com

Caso o seu cachorro se enquadre no tipo de cão que necessita de roupa e que, efectivamente, não se importa de a usar, existem algumas roupas essenciais para o conforto do seu amigo de quatro patas. Uma capa para a chuva ou uma gabardina são uma boa escolha, uma vez que evitam que o seu amiguinho se molhe e fique com aquele cheiro particular a cachorro molhado. No que se refere a roupas para o pôr bem quentinho, opte por peças únicas com as quais ele se possa mexer naturalmente.

Dê ouvidos ao seu cão!

Se vestir uma roupa ao seu cão e ele passar o tempo todo a tentar tirá-la, isso significa que ele está desconfortável e não quer andar vestido. Se o vir triste ou refilão, o significado é o mesmo. Nem todos os animais gostam das mesmas coisas. Se ele tiver frio, opte por arranjar-lhe uma manta bem quentinha. Vai ver que ele vai adorar esta opção.

E você? Costuma vestir roupas no seu cão? Qual é a sua opinião sobre este assunto?

Tópicos: Treino e Manutenção de Cães, Cães, Animais de Estimação, Artigos em Destaque