"Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens."

Alice Walker

Estamos a viver um período critico na biodiversidade, referido com frequência como a Sexta Grande Extinção ou a Extinção do Holoceno (época geológica atual e que se iniciou há cerca de 11.700 anos). O que difere esta extinção em massa das grandes extinções anteriores, como a extinção dos dinossauros, é a influência direta do homem.

Desde o famoso e gentil dodo (extinto em 1662) até ao imponente puma-oriental (extinto em 2011), a IUCN já tem documentadas 875 extinções desde o ano 1500 e é cientificamente aceite que a grande maioria das extinções não estão sequer documentadas.

De seguida encontrará os artigos mais recentes que publicamos sobre animais extintos recentemente. Adicionalmente, selecionamos algumas matérias que merecem particular atenção.

Animais Extintos nos Últimos 400 Anos
Saiba mais sobre diversos animais extintos nos últimos 400 anos, acompanhados de gravuras, datas das extinções e principais causas que levaram às mesmas.
Humanos, A Extinguir Animais Desde 40.000 A.C.
Os grandes animais que habitavam a região correspondente à Austrália, há cerca de 40 mil anos, foram perseguidos e caçados pelas comunidades humanas.
O Tigre-da-Tasmânia Estava Inocente
Perseguidos até à extinção pela morte das ovelhas, não tinham sequer força para matar uma ovelha adulta e só se alimentavam de pequenos mamíferos.

Artigos Recentes em Animais Extintos Recentemente