Golfinho Sagrado à Beira da Extinção

golfinho-de-irrawaddy (Orcaella brevirostris)

Fotografia: WWF

Sagrado para a população do Cambodja e do Laos, o golfinho-de-irrawaddy (Orcaella brevirostris) está em risco de desaparecer. A população destes golfinhos no rio Mekong declinou até a um perigoso número de apenas 85 indivíduos.

A população de golfinho-de-irrawaddy corre, assim, o risco de morrer junta.

“Este número baixo, combinado como a taxa de sobrevivência extremamente baixa dos bebés, significam que estes golfinhos estão assustadoramente perto da extinção”, referiu a porta-voz da WWF, Caroline Behringer, citada pela Discovery News.

“Existem fortes evidências de que muito poucos animais jovens conseguem sobreviver até à fase adulta, assim como animais adultos estão a morrer sem serem substituídos” acrescentou Li Lifeng, diretor do programa Freshwater da WWF.

Existem atualmente três populações de golfinhos-de-irrawaddy: no rio Mekong do sudeste asiático, no rio Irrawaddy em Myanmar e no rio Mahakam na Indonésia. A contagem foi apenas efetuada no rio Mekong, mas todas as três populações se encontram criticamente ameaçadas, grande parte devido ás redes pesqueiras utilizadas.

Uma das esperanças para a conservação da espécie é o facto de algumas populações do Cambodja e Laos considerarem este golfinho um animal sagrado.

Além de atrair turismo lucrativo que os países pretendem manter, uma parte da população do rio Mekong (cerca de 7 golfinhos) está na borda do rio desses dois países, que são um bom local para se iniciarem os esforços de conservação em conjunto.

Mais informação (em inglês): Irrawaddy Dolphin – WWF

Tópicos: Mamíferos Aquáticos, Animais em Extinção, Conservação, Mamíferos, Animais Selvagens