Fotos: Amizades Improváveis Entre Animais

Raras amizades entre animais

Fotografia original: Noah’s Ark Animal Sanctuary

Este é um olhar profundo pelas mais invulgares ligações entre animais, amizades improváveis, surpreendentes mas incríveis.

Uma celebração da amizade e da diversidade, com exemplos dos quais — e com as devidas diferenças — podemos aprender qualquer coisa.

A maior parte destas amizades são despoletadas por circunstâncias não naturais: animais resgatados, que se conhecem dentro dos santuários que os salvaram e percebem que estão melhores juntos do que sozinhos. Descobrem um mundo que para eles é novo, mas sobretudo bom. E seguro.

Também existem exemplos encontrados por acaso na vida selvagem, como verá em baixo.

Veja de seguida 27 raras amizades entre animais, tão adoráveis que não o/a deixarão indiferente.

Fotos

Shere Khan, Baloo e Leo

Fotografia: Noah’s Ark Animal Sanctuary

Poucos casos, se algum, simbolizam melhor a amizade improvável entre animais do que a história de Baloo, o urso-preto-americano, Leo, o leão-africano, e Shere Khan, o tigre-de-bengala. Os três animais vivem juntos há mais de 15 anos no Noah’s Ark Animal Shelter, em Locust Grove, no estado norte-americano da Georgia. Foram encontrados ainda bebés numa rusga policial a uma cave, onde se encontravam em condições desumanas e risco de vida, e assim que foram levados para o abrigo, de forma a recuperarem, nunca mais se separaram. Comem, dormem e brincam juntos, dão carinho uns aos outros e partilham uma ligação tão forte que quando Baloo teve de ser operado, Leo e Shere Khan ficaram doentes. Felizmente a reunião foi rápida. Veja o trio neste maravilhoso vídeo.

Atualização 13 de Agosto de 2016: O leão deste maravilhoso trio de amigos, Leo, não resistiu aos tumores que já lhe cobriam 80% do fígado. Descansa em paz Leo!
Chita e labrador

Fotografia: Busch Gardens

Uma chita e um labrador é uma dupla no mínimo improvável, mas o Kasi e a Mtani não se importam nada com isso. Kasi é uma chita macho, que chegou a Busch Gardens com apenas 3 semanas de idade. Como as chitas são animais muito sociais, começou a procura por uma companhia, que recaiu num labrador retriever com 6 semanas de idade, fêmea, num abrigo para animais abandonados. Batizada de Mtani, foi introduzida a Kasi e rapidamente se tornaram grandes amigos, que como a imagem demonstra, a idade adulta não separou.

Urso-pardo e lobo

Fotografia: Lassi Rautiainen, Susan Brookes e Staffan Widstrand / via imgur

Um raro par de amigos que os fotógrafos Lassi Rautiainen, Susan Brookes e Staffan Widstrand não esperavam encontrar no norte da Finlândia. A origem desta amizade entre um urso-pardo e um lobo não é conhecida, mas os fotógrafos acompanharam o par durante dez dias e os animais estiveram sempre juntos. Pode-se especular que ambos tenham ficado sozinhos, se sentiram inseguros e perceberam que estavam melhor unidos do que separados. Os fotógrafos viram os dois animais partilhar todas as refeições e a levar a caça de um até ao outro.

Gorila e gatinho

Fotografia: Ron Cohn / The Gorilla Foundation / koko.org

A famosa gorila Koko a segurar delicadamente um gatinho ao seu colo. Koko tem uma relação especial com gatos e já convive com amigos felinos desde 1984. O seu instinto maternal e a forma gentil com que manuseia os gatinhos faz com que estes se sintam muito calmos e seguros juntos dela. A gorila Koko é conhecida por ter aprendido mais de mil sinais de linguagem gestual e ainda compreender o significado de cerca de duas mil palavras em inglês.

Pantera negra e tigre branco amigos

Fotografia: Wildcat Sanctuary

Uma pantera negra e um tigre branco a formar uma nova e bela amizade no Wildcat Sanctuary, em Minnesota, EUA. A pantera negra, ou mais corretamente um leopardo melanistico, chamado Shazam, tinha perdido o seu melhor amigo o ano passado e sentiu muito essa falta. Então, os responsáveis pelo santuário decidiram mudá-lo de local para que pudesse formar uma nova amizade. Aqui entra Nikita, um tigre branco resgatado de maus tratos. Os dois começaram a interagir (separados por uma grade por motivos de segurança) e o comportamento do Shazam começou logo a melhorar.

Gato e raposa

Fotografia: via imgur

Os gatos e as raposas são fantásticos por si próprios, mas o que dizer então deste par? A raposa e o gato, que é selvagem, foram encontrados por pescadores nas margens do lago de Van, na Turquia. Já foram observados por mais de um ano juntos, correm juntos, brincam juntos, fazem o que dois amigos inseparáveis fazem.

Cão e raposa

Fotografia: Torgeir Berge / via Daily Mail

Uma raposa e um cão. Os dois conheceram-se por acaso numa floresta norueguesa e criaram uma divertida e carinhosa relação. O dono do cão Tinni é o fotógrafo Torgeir Berge, que tem registado em fotografia esta incrível amizade com a raposa Sniffer. A dupla servirá de inspiração para um livro com as suas fotos a acompanhar histórias de fantasia, e cujas receitas serão doadas para a conservação das raposas e campanhas contra o uso das suas peles.

Cachorra e corça com amizade invulgar

Fotografia: Isobel Springett

Pippin é uma corça, abandonada pela sua mãe quando ainda era bebé na propriedade de Isobel Springett. A dogue alemã de Isobel, Kate, adotou de imediato a pequena com poucos dias de vida e, desde então, uma invulgar mas bonita amizade nasceu entre ambas. Hoje, a Pippin vive livre e já tive cinco filhotes ao longo dos anos, que Kate também conheceu e com quem brincou. Pippin não deixa nunca de visitar a sua amiga invulgar para brincar e trocar miminhos.

Orangotango e Bluetick coonhound

Fotografia: Suryiaandroscoe.com

O orangotango Suryia e o Bluetick coonhound Roscoe tornaram-se belos amigos numa reserva da Carolina do Sul, EUA. Brincam, nadam e passeiam sempre juntos.

Cão e alce bebé

Fotografia: Inje Municipal Government / Hand / EPA

Um alce bebé aconchega-se junto à nova mãe adotiva, depois de ter sido salvo de um rio por um agricultor na Coreia do Sul. A cachorrinha adotou o pequeno alce de imediato.

Elefante e labrador preto

Fotografia: Barry Bland / via Bored Panda

A elefante-africano Bubbles e a labradora preta Bella brincam no Myrtle Beach Safari, na Carolina do Sul, EUA. Bubbles foi resgatada em África depois de ambos os seus progenitores terem sido mortos por caçadores furtivos, em 1981, durante um massacre que durou 20 anos para tráfico de marfim (e ainda que mais controlado atualmente, está longe de acabar). Já Bella foi deixada neste parque pelo empreiteiro contratado para construir a piscina da Bubbles.

Elefante bebé e ovelha

Fotografia: Caters News / Zuma Press

Um elefante bebé e uma ovelha são os melhores amigos na Shamwari Game Reserve, situada na África do Sul. O pequeno elefante, chamado Themba, é um órfão com oito meses de idade, resgatado depois da sua mãe ter tido um acidente fatal ao cair de um penhasco. Albert é o seu curioso amigo lanudo, com quem partilha todos os momentos.

Golfinho com deformação junto a grupo de cachalotes

Fotografia: Alexander D. M. Wilson / Aquatic Mammals

Um grupo de cachalotes, animais conhecidos por não criar grandes laços com outras espécies, surpreendeu todo o mundo ao adotar um golfinho com deficiência física. Os investigadores Alexander Wilson e Jens Krause, do Leibniz-Institute of Freshwater Ecology and Inland Fisheries, na Alemanha, observaram o grupo durante oito dias, constatando que o golfinho viajava, interagia e brincava com os cachalotes — tanto os adultos como os juvenis — observando também que quando o golfinho se encostava carinhosamente nos cachalotes, estes por vezes retribuíam o gesto. A descoberta teve lugar junto ao arquipélago dos Açores.

Chita e cão

Fotografia: Metro Richmond Zoo

A chita Kumbali e o cão Kago vivem juntos no Metro Richmond Zoo em Virginia, nos EUA. A mãe da pequena chita teve três filhotes, mas não estava a conseguir tomar conta de todos e a pequena Kumbali, última a nascer, começou a perder peso de forma alarmante, o que levou o staff do zoológico a criá-la à mão. As chitas são animais sociais e não devem viver sozinhos, mas reintroduzir a Kumbali no grupo poderia dar origem a rejeição. A solução? Arranjar-lhe um amigo, e assim apareceu o Kago. A ligação entre ambos foi instantânea, apesar das óbvias diferentes entre as duas espécies.

Gato e leão bebé

Fotografia: SWNS.com

Um gato e um leãozinho bebé. Os dois felinos conheceram-se na casa de Kim Simmons, diretora do Linton Zoo em Cambridgeshire, Inglaterra. Kim acolheu o pequeno leão uma vez que a mãe, jovem e inexperiente, não estava a conseguir tratar dele e a sua vida estava em perigo. Apesar da amizade quase instantânea com o gato da casa, esta será temporária uma vez que o leãozinho já tem como destino o Ugandan Wildlife Education Centre (UWEC), uma organização que resgata e reabilita animais selvagens no Uganda.

Cabra e lobo

Fotografia: Quirky China / Rex Features Ltd.

Um lobo e uma cabra, literalmente predador e presa. Juntos. Segundo o Daily Express, o lobo era uma cria que foi salva por caçadores em Xinjiang, na China. Chen Ming, um agricultor, decidiu colocar o bebé junto da cabra, que tinha leite e que instintivamente tomou conta dele como se fosse a mãe.

Quem disse que só os gatos gostam de dar turrinhas? Esta jovem cabra também oferece a mais deliciosa das turrinhas ao seu amigo felino. Não conhecemos mais detalhes sobre estes dois amigos, mas a foto é uma delícia que não queríamos deixar de lhe mostrar.

Hipopótamo e tartaruga

Fotografia: Anónimo / AP

Um hipopótamo bebé chamado Owen junto à sua mãe… adotiva. Surpreendente, eu sei, o panda Po teve a mesma reação quando percebeu que o ganso Ping não era o seu verdadeiro pai. Ora neste caso a mãe adotiva do hipopótamo é uma tartaruga-gigante-de-seychelles. Os dois conheceram-se no Mombasa Haller Park em Mombaça, Quénia, depois do tsunami ocorrido em 2004 ter separado este bebé da sua mãe (a verdadeira).

Tigresa e porquinhos bebés

Fotografia: Sukree Sukplang / Reuters

Três porquinhos bebés descansam junto à sua peculiar mãe adotiva: uma tigresa de 8 anos de idade residente no Sriracha Tiger Zoo, na Tailândia. Não é claro como esta convivência começou ou quem a promoveu. Apesar das fotografias do tigre com os porquinhos serem autênticas, as primeiras notícias referiam a origem como a Califórnia e só depois se descobriu que era na Tailândia. Por confirmar está também se esta mãe tigresa tinha perdido alguma ninhada recentemente (e por isso teria leite), ou qual a origem dos três porquinhos, mas fica o registo de uma imagem amorosa.

Vários animais no Rocky Ridge Refuge

Fotografia: Rocky Ridge Refuge

O Rocky Ridge Refuge, situado no Arkansas, EUA, sabe uma coisa ou outra sobre amizades invulgares nos animais. Que é como quem diz, a visão atual mais aproximada que talvez possamos ter uma Arca de Noé. Neste refúgio, animais diversos como capivaras, tartarugas, cães, veados, zebras, cavalos, porcos ou ovelhas vivem todos em conjunto e numa admirável harmonia. Ainda que o objetivo seja reabilitar os animais até lhes encontrar colocação, a verdade é que a maioria acaba por encontrar neste refúgio o seu lar definitivo.

Babuíno e galago

Fotografia: REUTERS / Thomas Mukoya

Um babuíno-amarelo e um galago. Os dois amigos primatas vivem no Kenya Wildlife Service (KWS), em Nairóbi, Quénia, depois de terem sido resgatados.

Pônei Shetland e Jack russell terrier

Fotografia: Rex USA

Um pónei Shetland resgatado, chamado Poppy, e um Jack russell terrier de 10 anos chamado Tilly, partilham uma bonita ligação na sua residência em Beechworth, Austrália.

Pastor alemão e porquinho

Fotografia: Rex USA

Coco, um porquinho de apenas 4 meses doado ao St Francis Animal Welfare Shelter em Fair Oak, Inglaterra, por uma família que não tinha condições para o manter, travou amizade imediata com o pastor alemão Jay. Aparentemente, o pequeno Coco está convencido que também é um cão, passeia como um cão e participa nas mesmas brincadeiras que os cães. Melhor adaptação era impossível, mas não ladra (dizem).

Leão e teckel

Fotografia: Bacroft USA / via Bored Panda

Bonedigger, um leão de cinco anos que nasceu com metabolic bone disease e o deixou com deficiências físicas, encontrou num teckel de sete anos, chamado Milo, o seu melhor amigo. O par insólito habita o G.W. Exotic Animal Park no Oklahoma, EUA, e tanto partilha o espaço de refeição como de dormida. Milo até já foi apanhado a tentar imitar o rugido de leão do Bonedigger mas, vá lá… valeu a tentativa!

Veado e coelho

Fotografia: Tanja Askani

Um par muito especial encontrado por acaso pela fotógrafa de vida selvagem Tanja Askani, na Alemanha, que nos faz recordar o clássico da Disney «Bambi».

Gorila e patinho

Fotografia: Tom Warren / Solent News Photo Agency

A diferença de tamanhos não conta quando se é gentil, como é o caso do gorila Fran em relação ao seu minúsculo amigo penudo. O patinho fugiu do seu habitat no Bronx Zoo, em Nova Iorque, e decidiu que o habitat dos gorilas era mais interessante para passar o tempo. Aparentemente tinha razão.

Girafa e avestruz

Fotografia: Matt Marriott / AP

A girafa Bea, de três anos de idade, e a avestruz Wilma, partilham mais um momento da sua amizade no Busch Gardens, na Baía de Tampa, Florida. Segundo os tratadores do zoo, o par improvável parece nunca se cansar um do outro.

Haveriam mais exemplos por mostrar, mas na sua maioria, todos os animais envolvidos são bebés (a amizade é mais fácil) ou as histórias não puderam ser apuradas. Também existem casos mais controversos, que não se poderão chamar bem de amizade mas talvez mais instinto maternal ou outro tipo de instinto, como este e este casos, que decidimos não colocar na galeria.

Preferimos centrar-nos nas melhores imagens, com as amizades mais invulgares e de preferência que tenham ultrapassado o teste do tempo — não tenha sido apenas um encontro fugaz, mas algo mais sólido e duradouro. São essas as melhores histórias, os melhores exemplos, os que maior inspiração transmitem.

Os animais podem ser os nossos melhores amigos, podemos ser os melhores amigos deles e eles podem ser os melhores amigos deles próprios, por maiores que sejam as diferenças que os distinguem.

Tópicos: Fotos de Animais Selvagens, Animais Selvagens, Fotografia Animal, Artigos em Destaque