Fotos: 11 Animais que Batem Recordes

Animais recordistas

Fotografia original: TIM FITZHARRIS / MINDEN PICTURES

No Mundo dos Animais, encontramos espécies com capacidades extraordinárias e habilidades únicas. Existem animais com um poder físico impressionante, outros com uma agilidade sem precedentes, já sem falar em mestres do disfarce, capacidades telepáticas ou animais imortais.

De seguida, deixamos-lhe uma lista com 11 animais capazes de proezas dignas de serem assinaladas, compilada pela National Geographic, que inclui elefantes, tubarões, falcões, chitas e até um dinossauro.

1. Elefante-africano

Elefante-africano

Fotografia: BEVERLY JOUBERT

Durante milhares de anos, a humanidade aproveitou-se da força bruta dos elefantes africanos e asiáticos para um sem número de tarefas, desde a guerra até ao transporte. Só a tromba do elefante contém cerca de 100 mil músculos e pode levantar até 270 quilos.

2. Besouro-rinoceronte

Besouro-rinoceronte

Fotografia: JUPITERIMAGES

Comparado com um elefante, o besouro-rinoceronte é um animal minúsculo. Mas se compararmos grama por grama, este inseto é nada mais nada menos que o animal mais forte do mundo.

Os besouros-rinocerontes, que receberam o seu nome devido à estrutura nas suas cabeças que faz lembrar o chifre dos rinocerontes, consegue carregar objetos com 850 vezes o peso do seu próprio corpo.

Para entendermos melhor esta capacidade extraordinária, é como se um ser humano pudesse carregar ás costas algo com 60 toneladas de peso. Uh…

3. Cigarrinha

Cigarrinha

Fotografia: JUPITERIMAGES

A cigarrinha saltou para os livros de recordes como a maior saltadora do mundo dos insetos. Com apenas 6 milímetros de comprimento, consegue catapultar-se até 70 centímetros no ar.

Um ser humano com esta capacidade de salto, seria capaz de passar por cima de um arranha-céus com 210 metros de altura.

4. Impala

Impala

Fotografia: CHRIS JOHNS

A impala, um antílope africano com pernas estreitas, longas e coxas musculadas, também apresenta uma extraordinária capacidade de salto. Quando assustada, entra em ação com saltos de 10 metros de comprimento e 3 metros de altura.

Durante algum tempo pensou-se que era uma característica exclusivamente defensiva para a ajudar a fugir dos predadores, mas já foram observadas impalas e saltar desta forma apenas por divertimento.

5. Fuselo

Fuselo

Fotografia: USFWS

Em 2007, um fuselo executou a maior migração sem paragens alguma vez registada. Em 9 dias, voou 11.500 quilómetros, desde o Alasca até à Nova Zelândia, sem uma única paragem para comer ou beber. No final da sua incrível jornada, tinha perdido mais de 50% do seu peso corporal.

6. Pardela-preta

Pardela-preta

Fotografia: TERRY WHITTAKER / ALAMY

O fuselo fez uma migração extraordinária, mas a pardela-preta já demonstrou que é capaz de rivalizar. Por ano, as pardelas-pretas chegam a percorrer 64 mil quilómetros, desde a Nova Zelândia até ao Hemisfério Norte, à procura de alimento.

7. Grande Tubarão Branco

Grande Tubarão Branco

Fotografia: MIKE PARRY / MINDEN PICTURES

Em 2005, um grande tubarão branco entrou nos livros dos recordes ao completar a maior migração de tubarões alguma vez registada. Nicole, nome dado ao tubarão, percorreu 20 mil quilómetros desde o continente africano até à Austrália.

A grande jornada, que durou nove meses, é também o regresso mais rápido conhecido, protagonizado por um animal marinho.

Os mecanismo de rastreamento mostraram que Nicole passou a maioria do tempo junto à superfície da água, o que tem levado alguns cientistas a especular sobre se os tubarões usam pistas celestes para navegar e se orientarem.

8. Agulhão-vela

Agulhão-vela

Fotografia: JOHN LEWIS, NATIONAL GEOGRAPHIC MY SHOT

O agulhão-vela é, oficialmente, o peixe mais rápido do mundo, atingindo uma velocidade de 109 quilómetros por hora.

9. Chita

Chita

Fotografia: CHRIS JOHNS

A chita é um grande felino de enorme agilidade e detém o recorde de animal terrestre mais rápido do mundo, consegue atingir uma velocidade de 96 quilómetros por hora em apenas 3 segundos.

A desvantagem é que, para atingir essa impressionante velocidade, as chitas gastam uma enorme quantidade de energia, pelo que não aguentam correr mais de 274 metros.

10. Tiranossauro

Tiranossauro

Ilustração: MICHAEL SKREPNICK

Numa viagem rápida ao mundo dos dinossauros, temos um animal que não gera consenso entre os cientistas. O tiranossauro, que atingia cerca de 13 metros de comprimento, é visto como alguns investigadores como um animal pouco ágil, e por outros, como um animal capaz de correr a quase 30 quilómetros por hora.

11. Falcão-peregrino

Falcão-peregrino

Fotografia: TIM FITZHARRIS / MINDEN PICTURES

O falcão peregrino mantém o título de voador mais rápido do mundo. Esta ave de rapina consegue atacar as suas presas a uma velocidade impressionante de 322 quilómetros por hora.

Veja também:

Tópicos: Fotos de Animais Selvagens, Animais Selvagens, Fotografia Animal