6 Fragmentos da Natureza

Fragmentos da Natureza

Fotografia original: José Filipe Martins

O meu nome é José Filipe Martins, utilizando como habitual nick ao nível da fotografia “koalazf”. Tenho 30 anos, vivo em Guimarães e sou professor de Educação Física.

Comecei a utilizar a fotografia digital em 2003 quando adquiri em Inglaterra a minha primeira câmara digital, na altura com uns modestos 5 Megapixeis. Foi também em Inglaterra que tirei as minhas primeiras fotografias tendo como tema os animais e a natureza, embora sempre limitado às características da máquina.

Mais recentemente e já em Portugal comprei uma câmara fotográfica com outras potencialidades e renovei o meu interesse por este hobbie. Hoje em dia, seja em Portugal ou no estrangeiro, procuro encontrar novos locais e diferentes tipos de animais para registar fotograficamente. Penso ser uma actividade fantástica!

Fotos

Abelhão (Bombus terrestris)

Fotografia: José Filipe Martins

Abelhão (Bombus terrestris): Abelhão em plena actividade durante a Primavera. Uma época do ano onde é relativamente simples captar imagens fantásticas onde se conjuga flores com vida animal, neste caso insectos.

Cegonha (Ciconia ciconia)

Fotografia: José Filipe Martins

Cegonha (Ciconia ciconia): Fotografia captada no Parque Biológico de Gaia. Um importante local no que toca à recuperação de aves feridas e/ou com asas e patas partidas. Segundo informação disponível no local, espera-se que esta cegonha possa brevemente voar.

Cervo (Dama dama)

Fotografia: José Filipe Martins

Cervo (Dama dama): O Richmond Park na cidade de Londres é um gigantesco parque ocupando uma área de 1.000 hectares, uma área equivalente a outros tantos campos de futebol. De entre uma grande variedade de espécies, o cervo tem um lugar de destaque pois são várias as centenas de exemplares que lá se podem encontrar.

Borboleta Flâmula (Papilio machaon)

Fotografia: José Filipe Martins

Borboleta Flâmula (Papilio machaon): Fotografia captada nas dunas da Praia da Memória, uma área protegida, pertencente ao concelho de Matosinhos.

Iguana (Iguana iguana)

Fotografia: José Filipe Martins

Iguana (Iguana iguana): O Parque Biológico de Gaia alberga alguns exemplares de iguanas. Uma espécie relativamente vulgar nas lojas de animais, mas que ao contrário do que muita gente possa pensar, chega a atingir dimensões consideráveis entre 1.5 e os 2 metros.

Raposa (Vulpes vulpes)

Fotografia: José Filipe Martins

Raposa (Vulpes vulpes): Raposa observada no Parque Natural dos Tatra, no norte da Eslováquia, a uma altitude superior a 2 mil metros.

Esta foto-reportagem foi publicada na Edição nº17 da Revista Mundo dos Animais, em Outubro de 2010, com o título “Seis Fragmentos da Natureza”.

Tópicos: Fotos de Animais Selvagens, Animais Selvagens, Fotografia Animal, Artigos em Destaque