Imagens da Semana: 1 – 7 Novembro 2015

Uma coruja a voar em forma de torpedo, a derradeira tentativa de salvar o rinoceronte-de-sumatra e uma nova espécie de roedor em Portugal, são alguns dos destaques no mundo dos animais esta semana.

Banda Judas Priest a promover campanha de adoção de animais abandonados

Fotografia: Judas Priest / via Facebook

A banda britânica de heavy metal Judas Priest a promover uma campanha de adoção de cães abandonados da Bright Eyes Dog Rescue, uma organização sem fins lucrativos localizada em Regina, no Canadá.

rato-das-neves (Chionomys nivalis)

Fotografia: Gonçalo Rosa

Um rato-das-neves (Chionomys nivalis) descoberto pela primeira vez em Portugal, no Parque Natural de Montesinho, em Bragança. A descoberta foi feita por acaso pelo fotógrafo de vida selvagem Gonçalo Rosa, que não conseguindo identificar o “novo” roedor, enviou as fotografias a investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A confirmação da nova espécie chegou agora, com a publicação do estudo na revista Italian Journal of Zoology.

Mandril filhote

Fotografia: Tibor Jager / Ramat Gan Safari Park

Um mandril bebé junto à devota mãe no Ramat Gan Safari Park, em Israel, o primeiro nascimento desta espécie nos últimos 17 anos neste zoo. Os mandris vivem em grupos que podem conter entre 600 a 800 indivíduos, tendo já sido observado um grupo com 1.300 indivíduos no Gabão, naquela que é a maior agregação de primatas não-humanos alguma vez registada.

Orangotango procura abrigo de incêndio florestal

Fotografia: Tim Laman, National Geographic

Um orangotango procura abrigar-se dos incêndios florestais que estão a devastar as florestas na Indonésia, naquela que já é a pior época de incêndios no país desde 1997. Devido ao fogo, os orangotangos estão a afastar-se da floresta em direção a rios e lagos, o que os coloca em risco acrescido de serem apanhados por caçadores furtivos.

Rinoceronte-de-sumatra Harapan

Fotografia: STR / EPA

O último rinoceronte-de-sumatra dos Estados Unidos, Harapan, enviado para uma reserva na Indonésia num esforço para tentar salvar a espécie da extinção. O rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis), também conhecido como rinoceronte-peludo, encontra-se em perigo crítico de extinção, com menos de 100 indivíduos restantes no planeta.

Capivara com filhote

Fotografia: Chester Zoo

Uma capivara bebé, nascida no passado dia 19 de Outubro no Chester Zoo, Reino Unido, começa a explorar as redondezas junto à sua mamã. A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), parente próxima do porquinho-da-índia, é o maior roedor do mundo.

Coruja-gavião em voo

Fotografia: Jani Yikangas / CATERS

Uma coruja-gavião parece assumir a forma de um torpedo enquanto voa pelos céus de Kokkola, na Finlândia. A coruja-gavião (Surnia ulula), também conhecida como mocho-rabilongo, é encontrada nas regiões mais a norte do planeta, como a Sibéria, Península Escandinava, Canadá e Alasca.

Grous em migração

Fotografia: Jens Meyer / AP

Um bando de grous em migração, fotografados em frente a um avião perto de Straussfurt, na Alemanha. Os grous descansam na região central da Alemanha, depois de abandonarem os seus ninhos a norte e dirigirem-se para o sul da Europa e África, onde passam o Inverno.

Nova espécie de anfíbio Eleutherodactylus beguei

Fotografia: RHC / via CiberCuba

Uma nova espécie de anfíbio descoberta em Yateras, na província de Guantánamo, em Cuba. A pequena rã, denominada Eleutherodactylus beguei, mede apenas 14 milímetros e tinha sido avistada pela primeira vez em 2014.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal