Imagens da Semana: 10 – 16 Abril 2016

O resgate de 64 pit bulls utilizados para lutas de cães, a visita dos Duques de Cambridge a um centro de recuperação de elefantes e rinocerontes e o casal de pinguins gay que vai poder desfrutar da sua relação em paz, são alguns dos destaques desta semana.

Duque e Duquesa de Cambridge na Índia

Fotografia: International Fund for Animal Welfare – IFAW

O Duque e Duquesa de Cambridge, William e Kate, de visita ás instalações do IFAW – Wildlife Trust of India Centre for Wildlife Rehabilitation and Conservation, no Parque Nacional de Kaziranga, na Índia. A viagem permitiu-lhes conhecer em primeira mão o trabalho ali realizado com elefantes e rinocerontes bebés, bem como participar nos seus cuidados.

Resgate de cães utilizados em rinhas

Fotografia: ASPCA

Dezenas de cães foram resgatados pela ASPCA, em conjunto com o FBI e o Rock Island Police Department em Illinois, EUA, por suspeita de serem utilizados em lutas de cães. 64 pit bulls foram transportados para local seguro mas não revelado pela ASPCA, onde serão examinados por veterinários e por especialistas em comportamento animal, de forma a poderem ser recuperados para uma vida normal.

Salvamento de um porquinho-da-india

Fotografia: via Daily Mail

Um porquinho-da-india é tratado com máscara de oxigénio após ter sido salvo pelos bombeiros de um incêndio caseiro, na Florida. Por ser um animal tão pequeno, os bombeiros tiveram de improvisar com uma máscara de oxigénio adaptada para cães, que resultou. O porquinho recuperou totalmente.

Cão junto ao dono acabado de falecer

Fotografia: Corporación de Emergencias del BioBio

Um cão deita-se prostrado junto ao seu dono acabado de falecer, vítima de atropelamento enquanto passeava o seu melhor amigo. O acidente ocorreu em Concepción, no Chile. O cão, Doki, recusou-se a abandonar o local até ao corpo ser retirado e esteve presente no velório, junto dos familiares com quem agora passará a viver.

Reclusos com animais abandonados

Fotografia: Kim Raff

Um recluso acaricia uma tartaruga enquanto segura no seu colo um coelho gigante. O momento pouco comum é possível graças a um santuário animal que emergiu na prisão Stock Island Detention Center, resultando num programa único da justiça americana onde reclusos e animais abandonados ganham uma nova oportunidade. Este santuário começou em 1994 com apenas alguns patos e hoje em dia tem mais de 150 animais, incluindo preguiças, lémures, cobras, lagartos, cacatuas, cavalos ou alpacas.

Casal de pinguins gay ganha nova casa

Fotografia: DPA

O casal de pinguins gay Stan (esquerda) e Olli (direita), que habitavam o zoológico de Berlim, foram transferidos para o zoológico de Hamburgo onde vão poder, finalmente, viver a sua relação em paz. Os dois machos estavam em Berlim integrados num programa de reprodução, mas apesar de todos os esforços do zoo, mostraram-se sempre indisponíveis para acasalar com fêmeas. Em Hamburgo passam a viver exclusivamente com outros machos, sem a pressão de acasalar com fêmeas, e até encontraram um outro casal gay, os pinguins Juan e Carlos.

Raro encontro entre lobo e lince na natureza

Fotografia: Youtube screenshot

Um raro e extraordinário encontro entre um lobo-cinzento (Canis lupus) e uma família de linces-eurasiáticos (Lynx lynx), registado em vídeo pelo biólogo Zenek Wojtas e divulgado pela WWF. O encontro entre as duas espécies, que já estiveram quase extintas, ocorreu nas florestas da região montanhosa dos Cárpatos, na Polónia.

Nova espécie de rato, Rattus detentus

Fotografia: Journal of Mammalogy

Uma nova espécie de rato descoberta na Ilha Manus, na Papua-Nova Guiné, denominada Rattus detentus (Latim para “detido”) por solidariedade com as vítimas das políticas australianas em relação à imigração e que acabam detidos nesta ilha. O novo rato, descrito no Journal of Mammalogy, é um pequeno gigante, maior do que quase todos os outros ratos do arquipélago, pesando cerca de meio quilo. Por ser tão rara a sua observação, os investigadores acreditam que a espécie se encontra seriamente ameaçada.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal