Imagens da Semana: 10 – 16 Janeiro 2016

O legado de David Bowie enquanto amigo dos animais, o criativo ritual de acasalamento de uma nova espécie de aranha e o espanto de um macaco bebé na sua primeira experiência com neve, são alguns dos destaques no mundo dos animais esta semana.

Reveja também as melhores imagens de 2015.

David Bowie com gato ao colo

Fotografia: via Bowie and Animals

O falecimento do cantor David Bowie marcou a semana, não apenas no mundo da música, mas também no dos animais, onde contribuiu de forma decisiva. Em 2009, requisitou às editoras que cedessem os direitos da sua música «Heroes» para a banda sonora do documentário «The Cove – A Baía da Vergonha», que denuncia o massacre de golfinhos que ocorre anualmente no Japão. A relação de Bowie com os animais sempre foi próxima e pode ver mais fotografias no Tumblr Bowie and Animals.

Gato tira selfie com amigos

Fotografia: yoremahm / via Instagram

Um gato parece tirar uma selfie com os seus amigos caninos, uma imagem tão pouco usual que se tornou viral na Internet. Esta e outras fotografias do género surgiram na conta @yoremahm no Instagram, onde não é explicado o processo fotográfico. Mas que o resultado é interessante, é.

Nova espécie de aranha Jotus remus

Fotografia: Jurgen Otto

Uma recém-descoberta espécie de aranha-saltadora, Jotus remus, do tamanho de uma semente de maçã. Apesar de as aranhas-saltadoras serem bem conhecidas pelos seus criativos rituais de acasalamento, esta espécie subiu a parada: os machos possuem um apêndice em forma de coração na extremidade de ambas as terceiras as patas, que servem exclusivamente para cortejar de forma sedutora às fêmeas.

Rombophryne ornata

Fotografia: Miguel Vences

Uma das duas novas espécies de rãs encontradas na floresta tropical de Tsaratanana, no Norte de Madagáscar. As duas espécies, apresentadas no estudo publicado na revista Herpetologica, são a Rombophryne ornata (na fotografia) e a Rombophryne tany.

Macaco-dourado bebé a apreciar a neve

Fotografia: China Plus News / via Facebook

Um macaco-dourado bebé parece estar impressionado com aquela que é, provavelmente, a sua primeira experiência na neve. A fotografia foi tirada na Reserva Natural de Shennongjia, na China. O macaco-dourado (Rhinopithecus roxellana) é capaz de suportar temperaturas mais frias do que qualquer outro primata não-humano. No mês de Janeiro, a temperatura nas florestas que habita chega a descer até aos oito graus negativos.

Orangotango mãe e filhote

Fotografia: Zootastic / Lowry Park Zoo

Uma mãe orangotango-de-bornéu com o seu filhote, nascido no passado dia 21 de Dezembro no Tampa’s Lowry Park Zoo, no estado norte-americano da Florida. O orangotango-de-bornéu (Pongo pygmaeus) é, tal como o nome indica, nativo da Ilha de Bornéu, onde vivem aproximadamente 55 mil animais desta espécie, apenas 14% do número que se verificava em meados do século passado. A espécie está, sem surpresas, em perigo de extinção.

Minhocas gigantes

Fotografia: Dr Kevin Butt / via The Telegraph

Uma das minhocas-gigantes descobertas por uma equipa de investigadores na Ilha de Rùm, na costa oeste da Escócia. São os maiores espécimes já registados no Reino Unido, cerca de três vezes maiores e mais pesados que as minhocas normais, podendo medir 40 centímetros de comprimento. A razão pela qual atingem este tamanho pode ser a ausência de predadores naturais nesta localização, tais como texugos, toupeiras, ouriços ou raposas. A minhoca nunca para de crescer, ao contrário da maioria dos animais que param de crescer assim que atingem a idade adulta.

Réplica de titanossauro no Museu Americano de História Natural

Fotografia: D. Finnin / AMNH

Um titanossauro é o novo residente do Museu Americano de História Natural. Trata-se de uma réplica baseada numa espécie descoberta na Patagónia, em 2014, de um dinossauro saurópode com uns impressionantes 37 metros de comprimento e que terá pesado cerca de 70 toneladas. Viveu há cerca de 100 milhões de anos, durante o período Cretáceo.

Se ainda não tiver visto as melhores imagens de 2015, veja-as aqui.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal