Imagens da Semana: 11 – 17 Outubro 2015

As fotografias mais marcantes do Wildlife Photographer of the Year, uma nova espécie de lémure-anão e a homenagem do governador de Washington a um cão, são alguns dos destaques desta semana no mundo dos animais.

Conto de duas raposas

Fotografia: Don Gutosky / Wildlife Photographer of the Year

“Uma das imagens contadoras de uma história mais fortes que vi até hoje”, assim descreveu Kathy Moran, membro do júri que elegeu esta fotografia vencedora do prémio Wildlife Photographer of the Year (“Melhor Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano”).

A fotografia, da autoria do fotógrafo amador canadiano Don Gutosky, retrata uma cena rara de caça entre uma raposa-vermelha e uma raposa-do-ártico, protagonistas inesperadas de uma declaração forte sobre alterações climáticas. “O que poderia ser simplesmente uma interação entre predador e presa surpreendeu o júri como um exemplo gritante das alterações climáticas, com as raposas-vermelhas a penetrarem no território da raposa-do-ártico” explicou Kathy Moran.

Lémure-anão (Cheirogaleus andysabini)

Fotografia: Dr. Edward Louis Jr. / Omaha’s Henry Doorly Zoo and Aquarium

Um exemplar da nova espécie de lémure-anão descoberta no Madagáscar, observada pela primeira vez em 2005 e descrita agora em publicação na revista científica Primate Conservation. O pequeno lémure mede 16 a 18 centímetros de comprimento, com uma cauda entre os 26 a 27 centímetros. O nome científico, Cheirogaleus andysabini, homenageia o filantropo norte-americano Andy Sabin, que se dedica particularmente à conservação de primatas, anfíbios e tartarugas.

Tartarugas-de-pente bebés

Fotografia: Laura Irvine / WCS

Mais de uma centena de tartarugas-de-pente recém-nascidas saem do seu ninho, iniciando a caminhada em direção ao oceano na Nicarágua. Cada ninho tem uma média de 150 ovos e estima-se que, com todos os obstáculos que as pequenas têm pela frente, apenas uma em cada mil tartarugas chegará à fase adulta.

Baleia-de-bryde num cardume de sardinhas

Fotografia: Michael AW / Wildlife Photographer of the Year

Uma enorme baleia-de-bryde cruza o caminho de um cardume de sardinhas em Eastern Cape, África do Sul. Esta fotografia venceu a categoria subaquática no Wildlife Photographer of the Year. A baleia-de-bryde (Balaenoptera spp.) pode medir 15 metros de comprimento e pesar até 25 toneladas.

Tritão-de-crista

Fotografia: Edwin Giesbers / Wildlife Photographer of the Year

Um tritão-de-crista paira sobre as águas de um riacho em Gelderland, Holanda, na fotografia que venceu a categoria de répteis e anfíbios no Wildlife Photographer of the Year. O tritão-de-crista (Triturus cristatus) mede entre 14 e 16 centímetros. Pode ser encontrado ao longo da Europa e em partes da Ásia.

Silhueta de colibri

Fotografia: Nikolai Tolsty

A silhueta de um colibri, recortada em papel e sobreposta ao mundo natural que lhe confere um toque único. Esta é uma das muitas silhuetas criadas pelo artista Nikolai Tolsty e que pode ver na sua página no Instagram. Mais um exemplo de como simples recortes de papel podem passar mensagens tão fortes.

Suricatas no Chester Zoo

Fotografia: Chester Zoo

Um dos dois bebés suricatas nascidos no Chester Zoo no passado dia 28 de Agosto, emergindo agora dos túneis subterrâneos onde foram criados pelos progenitores, à parte do restante grupo. Os bebés suricatas nascem subdesenvolvidos, protegidos em tocas subterrâneas. Só abrem os olhos pelos 10 dias e as orelhas entre os 10 e os 14 dias. São desmamados entre os 49 e 63 dias.

Elefante bebé com a mãe

Fotografia: The David Sheldrick Wildlife Trust / via Facebook

Wendy, uma orgulhosa mamã elefante com o seu primeiro bebé no The David Sheldrick Wildlife Trust. A Wendy tinha sido resgatada por esta organização em 2002, órfã com poucos dias de vida e a sua sobrevivência considerada “um milagre”. Poder vê-la agora a ser mãe de uma menina é seguramente especial para quem acompanhou a sua história.

Socorrista com cão ao colo

Fotografia: Slavko Midzor / PIXSELL / AP

Um socorrista carrega um cão ao colo por uma rua inundada em Karlovac, na Croácia. Centenas de casas foram afetadas pelas cheias nesta cidade.

Cão homenageado em Washington

Fotografia: Amy Carey / AP

Cão homenageado em Washington

Fotografia: Ted S Warren / AP

Tillie, o cachorro que ficou famoso por não ter saído do pé da sua amiga Phoebe durante uma semana, depois de esta cair numa velha cisterna, foi homenageado pelo governador de Washington Jay Inslee. Os dois amigos caninos foram encontrados o mês passado (foto em cima), cerca de uma semana depois de terem sido dados como desaparecidos.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal