Imagens da Semana: 13 – 19 Dezembro 2015

A reunião de um casal de refugiados sírios com o seu gato, uma salamandra gigante com 200 anos de idade e um urso-polar bebé de apenas 5 semanas, são alguns dos destaques no mundo dos animais esta semana.

Refugiado sírio Moner Al Kadri reunido com o seu gato Zaytouna

Refugiado sírio Moner Al Kadri reunido com o seu gato Zaytouna

Fotografias: Nadia Al Kadri

Moner Al Kadri, refugiado sírio que ficou conhecido por ter trazido a sua gata Zaytouna (Azeitona em português) consigo e com a esposa na travessia pelo Mediterrâneo, voltou a reunir-se com a pequena felina, que tinha ficado em quarentena imposta pelas autoridades alemãs durante quase três meses. A funcionária do governo que devolveu a gatinha ao casal Al Kadri levou também ração e brinquedos para o animal, ajudando o casal a superar as dificuldades, que não terminaram.

Tubarão-branco

Fotografia: Amanda Brewer / Exclusivepix Media

Um impressionante tubarão-branco emerge das águas de Mossel Bay, na África do Sul, fotografado pela conservacionista Amanda Brewer. O tubarão-branco é a espécie mais conhecida (e temida) de tubarão, mas é na verdade das espécies que mais razões tem para temer seres humanos. São mortos cerca de 100 milhões de tubarões por ano e estima-se que não existam mais de 3.500 tubarões-brancos na natureza, tornando-o tão ou mais vulnerável à extinção do que o tigre.

Salamandra-gigante-da-china (Andrias davidianus)

Fotografia: Screen do vídeo CCTV

Uma rara salamandra-gigante-da-china encontrada no exterior de uma gruta em Chongqing, na China, com uma impressionante idade estimada em 200 anos — um dos mais velhos animais vertebrados já encontrados e suficiente para reescrever os manuais sobre longevidade animal. A salamandra-gigante-da-china (Andrias davidianus) já detém o recorde de maior anfíbio do mundo, atingindo 1,80 metros de comprimento e 50 quilos de peso. Este exemplar encontrado mede 1,40 metros e pesa 47 quilos. Estes anfíbios de aparência pouco comum estão em perigo critico de extinção.

Gatinho salvo de um bueiro

Gatinho salvo de um bueiro

Fotografias: Avi Kuzi / via Facebook

Um gatinho acabado de ser salvo de um bueiro por um conhecido ativista pelos direitos animais israelita, Avi Kuzi, cuja imagem de marca é terminar cada salvamento com um beijo ao animal.

Sinal de trânsito sobre a reintrodução dos linces-ibéricos

Fotografia: Lusa

Um novo sinal de trânsito nas estradas de Mértola, no Alentejo, devido à reintrodução de dois linces-ibéricos no seu habitat natural. O projeto que envolve Portugal e Espanha e tenta salvar estes felinos da extinção, tendo já conseguido que a espécie se libertasse do estatuto de “perigo crítico”, pretende libertar mais oito linces durante os próximos meses.

Nova espécie de rã-de-unhas-africana

Fotografia: Vacute; Gvocaron

Uma das seis novas espécies de rã-de-unhas-africana, descobertas na África subsariana e publicadas na revista científica PLOS ONE. Esta descoberta aumenta para 29 o número de espécies de rã-de-unhas-africana conhecidas.

Orca bebé junto à mãe

Fotografia: Dave Ellifrit for the Center for Whale Research

Uma orca bebé é o novo membro da família de orcas conhecida como J Pod, residente na porção norte-americana do noroeste do oceano Pacífico. Este é o oitavo bebé nascido nesta família desde Dezembro do ano passado, subindo o número de orcas no grupo para 84. É também neste grupo que se encontra a orca mais velha (conhecida) do mundo, carinhosamente chamada de Granny (Avozinha), com uns espantosos 104 anos de idade — nasceu, portanto, antes da Primeira Guerra Mundial e do naufrágio do Titanic.

Elefante bebé salvo em orfanato de rinocerontes

Fotografia: Thula Thula Rhino Orphanage / via Facebook

Um bebé elefante a descansar no orfanato de rinocerontes Thula Thula Rhino Orphanage, em KwaZulu-Natal, África do Sul, onde foi acolhido com graves problemas de saúde. O orfanato já tinha acolhido o pequeno elefante há vários meses, mas manteve a história em segredo devido à debilidade do estado de saúde do animal. Na passada quarta-feira (16 Dezembro) revelaram-na, informando que o elefante encontra-se melhor, a estabilizar e que o desafio de manter este menino vivo foi de uma “intensidade inimaginável” e uma “montanha-russa de emoções”.

Urso-polar bebé

Fotografia: Grahm S. Jones / via Facebook

Um urso-polar de apenas 5 semanas, nascido no Columbus Zoo em Ohio, EUA. O bebé ainda não abriu completamente os olhos, mas encontra-se bem de saúde e a deliciar os tratadores, que têm de o criar à mão. Veja aqui o vídeo deste menino a sonhar.

Cachorrinha salva de uma fábrica de carne de cão

Fotografia: Humane Society International / via Twitter

“Amor à primeira vista” foi como descreveu a Humane Society International (HSI) a ligação instantânea que se formou entre o seu voluntário Adam Parascandola e a pequena cachorrinha Ruby, salva de uma fábrica de carne de cão na Coreia do Sul. Adam levou-a para sua casa para recuperar e acabou por adotá-la em definitivo.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal