Imagens da Semana: 14 – 20 Agosto 2016

A rubrica Imagens da Semana está de volta após um hiatus mais longo do que seria desejável — as nossas desculpas a todos os leitores do Mundo dos Animais por tal facto.

Nesta edição da rubrica temos algumas imagens fortes, ora com incêndios, ora com cheias, onde os animais são apanhados desprevenidos. Felizmente, humanos de grande coração, eles próprios grandes vítimas destes desastres, não deixam os seus animais para trás e nós damos eco a todos esses heróis.

O verdadeiro herói é aquele que faz o que pode. Os outros não o fazem.
— Romain Rolland

Poderá ver também um pequeno choco de olhos arregalados que mais parece um peluchinho, a homenagem à tigresa mais famosa do mundo e a espetacular recuperação das raposas-das-ilhas, entre muitas outras fotos. Esperamos que goste desta edição (e sugestões são bem-vindas).

Cães vítimas dos incêndios no Funchal

Fotografia: Rui Silva / Aspress

Um dos muitos animais apanhados nos incêndios que devastaram o Funchal, na ilha da Madeira. A SPAD Funchal — Sociedade Protectora dos Animais Domésticos — vendo-se cercada pelas chamas, tomou a difícil decisão de soltar os 120 cães e gatos que tinha a seu cargo para que tivessem hipótese de sobreviver. Decisão essa que se revelou acertada e, no dia seguinte, a quase totalidade dos animais já tinha sido recuperada, sãos e salvos.

Cão salvo pelos Bombeiros em Gondomar

Fotografia: Autor Desconhecido

Um cão a ser tratado pelos Bombeiros de Valbom, durante um incêndio em Gondomar, no Distrito do Porto. A fotografia foi partilhada no Facebook por Pedro Sousa, mas o autor da mesma é desconhecido.

Cabras salvas dos incêndios na Califórnia

Fotografia: AP

Duas cabras a serem salvas por um bombeiro dos incêndios que assolam o estado norte-americano da Califórnia, responsáveis já pela destruição de 175 casas e pela evacuação de 4 mil pessoas.

Salvamento de um cavalo nas cheias do Louisiana

Fotografia: Louisiana State Animal Response Team – LSART

O salvamento de um cavalo das cheias que invadiram o estado norte-americano do Louisiana, pelos voluntários da Louisiana State Animal Response Team (LSART).

Choco adorável descoberto no Pacífico

Fotografia: Reprodução YouTube

Um adorável choco de cor violeta e olhos arregalados, que simplesmente não parece real. Mas é. O pequeno cefalópode (Rossia pacifica) foi descoberto a 900 metros de profundidade no Pacífico, perto da costa da Califórnia, por um drone submarino pertencente ao navio de investigação E/V Nautilus. Melhor ainda que a foto é mesmo o vídeo, veja-o aqui.

Mãe morcego a voar com o filhote pendurado na barriga

Fotografia: Autor Desconhecido

Uma fotografia fantástica cujo autor infelizmente não conseguimos apurar, de uma mamã morcego a voar com o seu filhote, literalmente pendurado em si.

O maior gato de Nova Iorque (e talvez do mundo)

Fotografia: Stephen Yang / via New York Post

Com 1,21 metros de comprimento e 12,7 quilos de peso, este gato gigante chamado Samson já detém o título de maior gato de Nova Iorque – e talvez consiga o de gato mais comprido do mundo. Trata-se de um gato da raça Maine Coon, uma raça conhecida pelo tamanho algo invulgar, embora com limites, que Samson não pareceu querer respeitar. As aventuras deste felino de quatro anos podem ser acompanhadas no Instagram.

Cerimónia fúnebre da tigresa Machli

Fotografia: Tiger Protection Society / via Facebook

A cerimónia fúnebre da tigresa mais famosa do mundo, Machli, também conhecida como Rainha de Ranthambore, o Parque Nacional onde vivia. Machli tinha 19 anos, o equivalente a 110 – 115 anos humanos, com todos os problemas de saúde normais de tal idade, que acabaram por se tornar fatais. Uma das figuras mais emblemáticas pela conservação dos tigres, foi carinhosa mamã de nove tigrinhos, apareceu em diversos documentários e ficou famosa por defender sozinha o parque de um crocodilo, que acabaria mesmo por matar.

Elefante raro com as presas apontadas para baixo

Fotografia: Reprodução YouTube

Um raro elefante-pigmeu com as presas apontadas para baixo, descoberto na ilha de Bornéu. A curvatura pouco usual das presas faz lembrar o felino pré-histórico tigre-dentes-de-sabre, embora se desconheça porque motivo ocorreu neste elefante, já que ambos não estão obviamente relacionados.

Raposa-das-ilhas (Urocyon littoralis) recupera população

Fotografia: Chuck Graham / AP

Um momento carinhoso entre duas raposas-das-ilhas (Urocyon littoralis), que felizmente têm boas razões para festejar. As populações nativas de três ilhas do Canal da Califórnia (San Miguel, Santa Rosa e Santa Cruz), recuperaram totalmente depois de terem sido praticamente extintas. No seu ponto mais critico, a população destas raposas na ilha de Santa Rosa desceu de 1.780 para apenas 15 animais. Foi por um triz…

Cágado-pintado (Batagur borneoensis)

Fotografia: Andrew Brinker / TSA

Um raro cágado da espécie Batagur borneoensis, que tem a particularidade de parecer estar pintado durante a época de reprodução. Estes cágados fazem parte da lista dos 25 cágados e tartarugas de água doce mais ameaçados de extinção em todo o mundo. Apesar de pouco se saber sobre a espécie, grandes esforços de conservação estão a ser levados a cabo para os tentar salvar.

Nova espécie de cobra (Geophis lorancai)

Fotografia: Miguel Ángel de la Torre Loranca

Uma nova espécie de cobra descoberta em Veracruz, no México, batizada com o nome Geophis lorancai em honra do biólogo que as encontrou, Miguel Ángel de la Torre Loranca. Esta cobra, com um padrão laranja vivido e listas negras, pertence ao género Geophis, que inclui 50 espécies comummente conhecidas como cobras-mineiras ou cobras-da-terra.

Tarântula-de-montserrat bebé no Chester Zoo

Fotografia: Chester Zoo

Uma das 200 tarântulas-de-montserrat bebés nascidas no Chester Zoo, representando a primeira vez em todo o mundo que estes animais conseguem ser reproduzidos em cativeiro. Pouco se conhece sobre esta espécie de tarântula nativa de Montserrat, uma ilha das Caraíbas, pelo que todos os dados e observações podem vir a revelar-se cruciais na conservação da espécie.

Cães resgatados de fábrica de filhotes

Cães resgatados de fábrica de filhotes

Fotografias: Amiee Stubbs

Não poderia haver melhor forma para terminar este regresso das Imagens da Semana, do que as expressões de felicidade impagáveis destes cachorrinhos. E têm boas razões para isso, ainda que sobrepostas a um passado muito sombrio. Estes e muitos outros animais foram resgatados pela Animal Rescue Corps de uma fábrica de filhotes (as famosas puppy mills), onde se encontravam em condições que facilmente imaginará. Os voluntários, a avaliar pela reação dos animais, acreditam mesmo que esta será a primeira vez que vêm a luz do Sol. Boa sorte, pequenos!

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal