Imagens da Semana: 17 – 23 Janeiro 2016

Uma mesquita que abriu a porta aos gatos de rua, uma criança de 8 anos a ajudar um rinoceronte bebé ou o momento entre uma noiva e a sua cachorra de assistência, são alguns dos destaques no mundo dos animais esta semana.

Mesquita abriga gatos abandonados

Fotografia: Mustafa Efe / via Facebook

Um gatinho abandonado dá uma deliciosa turrinha no imã Mustafa Efe, que abriu as portas da mesquita Aziz Mahmud Hüdayi em Istambul, na Turquia, para abrigar os gatos de rua — cujo número está descontrolado na cidade. O gesto e o exemplo de solidariedade têm corrido o mundo. Uma mãe gata sentiu-se tão confortável na mesquita que levou os seus bebés, um a um, para o seu interior. Pode ver os meninos neste vídeo.

Arminho (Mustela erminea)

Fotografia: Cindy Herzog, National Geographic Your Shot

Um arminho, com a pelagem branca de Inverno, espreita as redondezas perto do Lago Ennis em Montana, nos EUA. O arminho (Mustela erminea) é um pequeno carnívoro parente das doninhas que não ultrapassa os 33 centímetros de comprimento. Apesar de algumas populações estarem ameaçadas, o arminho não corre de momento perigo de extinção.

Preguiça perdida no meio da estrada

Fotografias: Comisión de Tránsito del Ecuador / via Facebook

Uma pequena preguiça perdida enquanto tentava atravessar uma estrada no Equador, que decidiu segurar-se a um poste até chegar ajuda. As autoridades socorreram a pequena preguiça, que foi observada por um veterinário antes de ser devolvida ao seu habitat natural. Não apresentava qualquer problema ou ferimento.

Salvamento de uma ovelha presa num buraco

Salvamento de uma ovelha presa num buraco

Fotografias: RSPCA

Uma ovelha encontrada dentro de um buraco e a morrer literalmente de frio, em Inglaterra. A família que casualmente a encontrou contactou a RSPCA e o salvamento foi efetuado com sucesso. Acredita-se que a ovelha tenha caído no buraco acidentalmente durante a noite. Felizmente teve apenas ferimentos ligeiros.

Rinoceronte bebé com criança de 8 anos

Fotografia: Raise the Baby Rhino with Hunter / via Facebook

Um rinoceronte bebé órfão, aos cuidados da Aquila Private Game Reserve na Cidade do Cabo, África do Sul, passeia com Hunter, uma criança de apenas oito anos que está a angariar fundos para ajudar a cuidar dele. O pequeno rinoceronte está a ser criado à mão pelo ranger Divan Grobler (que até lhe lê histórias de dormir) e ficarão juntos durante 18 meses, altura em que o rinoceronte será devolvido à natureza.

Noiva e o seu cão de assistência

Fotografia: Mad Photo and Design

Uma fotografia emocionante e que rapidamente se tornou viral, entre uma noiva, Valerie Parrott, e a sua cachorra de assistência, Bella. Parrott tem graves problemas de ansiedade e Bella está treinada para a alertar quando os níveis de ansiedade aumentam e a acalmar, evitando que chegue ao ataque de pânico. No dia do casamento, a cachorrinha estava lá para assegurar que tudo corria bem. E correu.

Sapo da espécie Frankixalus jerdonii

Fotografia: SD BIJU

Um sapo da espécie Frankixalus jerdonii, redescoberto na Índia, após se julgar extinto há 150 anos. A última vez que tinha sido observada esta espécie no habitat natural foi em 1870. Como estes sapos vivem nas poças de água que se formam no interior de buracos das árvores, é natural que tenham conseguido passar despercebidos durante tanto tempo.

Macaco adota cachorrinho na Índia

Fotografia: PARITHITAMIL / via Twitter

Um macaco Rhesus (Macaca mulatta) surpreendeu os habitantes locais de Rode, na Índia, ao parecer ter adotado um cachorrinho. O macaco tem mantido o cachorro junto dele como se fosse o seu próprio bebé. A forma como os dois se encontraram não é sabida, mas é provável que o cachorrinho tenha nascido na rua e, aparentemente, encontra-se bem tratado pelo seu novo amigo.

Cordeirinho com a sua tratadora num santuário

Fotografia: Mino Valley Farm Sanctuary / via Facebook

Uma imagem ternurenta entre um cordeirinho e a sua tratadora, no santuário Mino Valley Farm Sanctuary situado na Galiza, Espanha.

Ave da espécie Zoothera salimalii

Fotografia: Craig Brelsford

Uma nova espécie de ave descoberta na China e na Índia, com o nome científico Zoothera salimalii, descrita agora na revista científica Avian Research. A nova espécie foi descoberta graças ao som que emite: inicialmente pensava-se que se tratava apenas de uma espécie de tordo, já conhecida, mas os diferentes sons permitiram perceber que afinal são duas espécies distintas.

Pumas bebés

Fotografia: US National Park Services

Um casalinho de pumas (ou onças-pardas) bebés, encontrados por uma equipa de cientistas enquanto faziam investigação nas Montanhas de Santa Monica, na Califórnia. Apesar dos pumas adultos terem uma coloração uniforme, os filhotes têm uma pelagem malhada característica.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal