Imagens da Semana: 20 – 26 Setembro 2015

Um raro golfinho-de-heinsohn avistado em Queensland, um canguru-de-bennett bebé encontrado sozinho numa reserva e um comboio para levar animais resgatados das ruas a passear, são alguns dos destaques no mundo dos animais esta semana.

Pónei em missão de solidariedade

Fotografia: Gentle Carousel Miniature Therapy Horses

Um pónei leva uma grande dose de carinho a uma doente, através da Gentle Carousel. Esta organização sem fins lucrativos, fundada há cerca de 20 anos na Flórida, tem 25 póneis que levam um pouco de magia a pessoas internadas em hospitais e outros centros. Visite a página no Facebook e veja mais fotografias amorosas.

Combóio de animais abandonados

Fotografia: Tiffany Johnson

Eugene Bostick, de 80 anos, e o comboio que construiu especialmente para levar animais resgatados das ruas a passear, no estado norte-americano do Texas. Bostick cuida atualmente de nove cães. Veja aqui (vídeo) o comboio em ação.

Papa Francisco e os dois cães de Obama

Fotografia: Pete Souza

O Papa Francisco, de visita oficial aos Estados Unidos da América, saúda os dois cães de água portugueses da Casa Branca, Bo e Sunny.

Golfinho-de-heinsohn (Orcaella heinsohnri)

Fotografia: Queensland National Parks

Um raro golfinho-de-heinsohn avistado em Queensland, na Austrália, por uma ranger do parque de vida selvagem. “Reparei num grupo de cerca de 10 golfinhos-corcundas-do-indopacífico e entre eles estava esta pequena fofura” contou a ranger Emma Schmidt ao Townsville Bulletin.

O golfinho-de-heinsohn (Orcaella heinsohnri) só foi descrito como espécie independente em 2005. Antes pensava-se que eram da mesma espécie do golfinho-do-irrawaddy (Orcaella brevirostris), com quem se assemelham em tudo exceto nas cores: o primeiro tem três cores na pele, o segundo duas.

Falsa orca (Pseudorca crassidens)

Fotografia: Wild Side Tours / Captura de Ecrã

Uma falsa-orca exibe o seu melhor sorriso nas águas costeiras de Oahu, uma ilha do arquipélago do Havai, no Oceano Pacífico. A imagem é uma captura de ecrã deste vídeo, que pode ver completo. A falsa-orca (Pseudorca crassidens) é particularmente fotogénica e até há quem lhe chame a baleia mais feliz do mundo — embora não seja uma baleia mas sim uma espécie da família dos golfinhos, tal como as “verdadeiras” orcas.

Canguru-de-bennett (Macropus rufogriseus)

Fotografia: Wildlife Reserves Singapore

Canguru-de-bennett (Macropus rufogriseus)

Fotografia: Wildlife Reserves Singapore

Um canguru-de-bennett bebé encontrado sozinho pelo staff do Night Safari, em Singapura, rejeitado pela mãe e que está a ser alimentado e criado à mão. O canguru-de-bennett (Macropus rufogriseus) é um mamífero marsupial nativo da Austrália e não se encontra em perigo de extinção.

Flamingo-chileno

Fotografia: Christopher Bijalba / Lincoln Park Zoo

O primeiro flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis) de sempre a nascer no Lincoln Park Zoo, em Chicago, que tem mais ovos na incubadora e sobre os quais estão otimistas. O programa de reprodução faz parte do Chilean Flamingo Species Survival Plan (Plano de Sobrevivência da Espécie Flamingo Chileno, em tradução livre). Apesar de terem uma plumagem branco acinzentada em bebés, quando adultos adquirem a famosa cor rosa.

Tigre-de-sumatra bebé

Fotografia: San Diego Zoo Safari Park

Um tigre-de-sumatra bebé recebe uma deliciosas festinhas na barriga no San Diego Zoo, onde nasceu no passado dia 14 de Setembro. A mãe tigresa, que teve a sua primeira ninhada, não estava a cuidar apropriadamente do bebé e por isso o staff do zoo decidiu criar o pequeno tigre à mão. Os tigres-de-sumatra (Panthera tigris sumatrae) estão em perigo critico de extinção.

Puma bebé

Fotografia: Kathleen C. Street / Oregon Zoo via AP

Um dos três pumas bebés encontrados abandonados em Washington, agora aos cuidados dos tratadores do Oregon Zoo em Portland. Com apenas 10 dias de vida, os pequenos pumas ainda mal abrem os olhos, mas já comem bem. Em adultos, os pumas perdem a pelagem malhada e adquirem uma coloração uniforme.

Caranguejo-eremita

Fotografia: via imgur

Um caranguejo-eremita encontrado numa praia com uma tampa de pasta de dentes a fazer de concha. Este é um dos diversos exemplos de como o plástico com que poluímos os oceanos estão a afetar a vida marinha e o próprio ser-humano. A casa alugada deste menino está longe de ser o pior exemplo.

Urso-polar

Fotografia: Nina Stavlund, National Geographic Your Shot

Um majestoso urso-polar apanha um banho de sol perto da Ilha Beechey, no Canadá. Segundo descreveu a fotógrafa à National Geographic, estava a tremer tanto com a excitação de ver pela primeira vez um urso-polar no seu ambiente natural, que teve de respirar fundo várias vezes antes de o conseguir fotografar.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal