Imagens da Semana: 27 Junho – 3 Julho 2015

Um corvo a apanhar boleia de uma águia, o encontro entre o capitão Jack Sparrow e o seu afilhado morcego Jackie Sparrow e o salvamento de um elefante bebé que se estava a afogar, são alguns dos destaques no mundo dos animais esta semana.

Rottweiler em cadeira de rodas

Fotografia: Dog Locomotion

Johny, um rottweiler que está parésico e praticamente sem mobilidade, devido a três hérnias discais, dá os seus primeiros passos com o novo equipamento auxiliar de locomoção.

A expressão de felicidade do “pequeno” foi colocada na página da Dog Locomotion, responsável por este tipo de aparelhos que permitem aos animais, essencialmente, voltarem a andar. Como descrevem e bem na página, “que gozo brutal!”. Veja mais fotos do rottweiler Johny neste álbum.

Cães celebrados no Nepal

Fotografia: Reuters

Um cão é adornado com flores no festival de Tihar, no Nepal. O festival de Tihar é mais uma das demonstrações de respeito e afeto do povo nepalense pelos animais.

No primeiro dia deste festival hindu é celebrado o corvo, no segundo o cão, no terceiro a vaca e no quarto o touro. Pode ler mais sobre o papel dos cães na tradição hindu seguindo esta ligação (em inglês).

Funeral da gata Tama

Fotografia: Chika Oshima / Kyodo News via AP

Uma criança deposita um ramo de flores no funeral da gata Tamar, na cidade de Kinokawa, no Japão.

A pequena felina ficou famosa por ser chefe de estação em Kishi desde 2007. Vestida a rigor, passeava pela estação e “recebia” os passageiros, tornando-se rapidamente numa grande atração turística. Tama fazia parte de uma ninhada de gatos abandonados perto da estação e presume-se que tivesse cerca de 16 anos quando morreu, dia 22 de Junho.

Corujinha e gatinho amigos

Fotografia: Hukulou Coffee

Uma corujinha e um gatinho formam um par adorável no Hukulou coffee em Osaka, no Japão.

Cafés com corujas, à semelhança dos cafés com gatos, estão a tornar-se estabelecimentos cada vez mais populares no oriente e gradualmente por todo o globo.

Atualização 10 de Julho: Infelizmente, iludidos pela beleza aparente desta fotografia, acabamos por promover a imagem dos “cafés com corujas” como algo bom, ou pelo menos aceitável, algo que apenas um pouco de investigação revelou não o ser. Pela desatenção que tivemos e não devíamos ter tido, as nossas desculpas.
Johnny Depp com um morcego

Fotografia: Australian Bat Clinic & Wildlife Trauma Centre

Johnny Depp, na pele do capitão Jack Sparrow, conhece o seu afilhado Jackie Sparrow, um morcego bebé órfão aos cuidados da Australian Bat Clinic & Wildlife Trauma Centre (e de quem falamos numa das imagens da semana anteriores).

O pequeno Jackie Sparrow foi encontrado no chão, durante uma tempestade, por um voluntário da Australian Bat Clinic. Desde então está sob cuidados 24 horas por dia, até se começar a alimentar sozinho.

Salvamento de um elefante bebé

Fotografia: The David Sheldrick Wildlife Trust

Um bebé elefante a ser salvo de um afogamento iminente no Tsavo East National Park, no Quénia.

A equipa do David Sheldrick Wildlife Trust, uma organização dedicada à proteção da fauna africana, em particular elefantes e rinocerontes-negros, foi chamada a intervir perante uma manada de elefantes nervosa e que se recusou a abandonar o bebé, apesar de não o conseguirem salvar. Um trabalho duro e arriscado, mas com um final feliz.

Puma bebé

Fotografia: Anna Place, BBC

Um puma bebé com um colar expansível para monitorizar as populações destes grandes felinos.

Os pumas (Puma concolor), também conhecidos como leões-da-montanha, cougars ou onças-pardas, não têm vida fácil enquanto pequenos: além do frio das montanhas norte-americanas, têm de enfrentar os lobos recém-introduzidos e conviver com os nativos ursos pardos e negros.

Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti)

Fotografia: LIFE Imperial

Uma das seis crias de águia-imperial-ibérica nascidas este ano em Portugal, marcada com emissor de seguimento remoto no âmbito do projeto LIFE Imperial. Este projeto visa promover a conservação destas águias.

A águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti) é endémica do sudoeste da península ibérica e norte de Marrocos e encontra-se com estatuto de conservação vulnerável (o primeiro grau de perigo de extinção da IUCN).

Corvo à boleia de uma águia

Fotografia: Phoo Chan, Media Drum World

Um corvo “apanha boleia” de uma águia em pleno voo nos céus de Seabeck, em Washington. A sequência de fotografias pode ser vista na National Geographic.

Colibri e abelha

Fotografia: sunrisesoup

Uma fotografia com timing perfeito do encontro entre um beija-flor e uma abelha em Madera Canyon, no Arizona.

Felosa-musical (Phylloscopus trochilus)

Fotografia: Mohd Khorshid, National Geographic Your Shot

Uma felosa-musical refresca-se numa poça de água em Al Ahmadi, no Kuwait. Estas pequenas aves atravessam o país em grandes números durante as suas longas migrações sazonais.

Centopeia Hades (Geophilus hadesi)

Fotografia: J. Bedek

Hades, uma nova espécie de centopeia descoberta numa das cavernas mais profundas do planeta, a quase 1,5 quilómetros abaixo da superfície terrestre.

A “centopeia do inferno”, com o nome científico Geophilus hadesi, é um predador de topo nas cavernas por baixo da cadeia de montanhas de Velebit, na Croácia. Pouco se sabe sobre as formas de vida a estas profundidades, pelo que é expectável encontrar novas espécies a cada exploração, com adaptações a uma vida bem diferente da que conhecemos debaixo do Sol.

Raposa-vermelha

Fotografia: Fred Lemire, National Geographic Your Shot

Uma raposa-vermelha observa com ar suspeito o seu fotógrafo na Ilha de Baffin, Canadá. As raposas são bem sucedidas em diversos habitats, desde as florestas aos desertos, incluindo subúrbios.

Raposa-ártica

Fotografia: Roy Mangersnes / Rex Shutterstock

Uma raposa-ártica com um dos 32 ovos de pato que apanhou numa só noite em Longyearbyen, a cidade mais setentrional do planeta, em território ártico norueguês.

A raposa-ártica é uma espécie nativa das regiões árticas, exemplarmente adaptada ao frio.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal