Imagens da Semana: 27 Setembro – 3 Outubro 2015

Um gatinho com apenas duas patas encontrado numa floresta, a arte urbana aliada à causa animal, o caracol mais pequeno do mundo ou um lagarto a dormir dentro de uma flor, são alguns dos destaques desta semana no mundo dos animais.

Nina, uma cadela bombeira

Fotografia: Arménio Belo / Lusa

Nina, uma jovem cadela traçada de boxer com castro laboreiro, adotada pelos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e que vai ter em breve equipamento oficial de bombeira, com as insígnias da corporação. “Quando algum de nós sai para uma emergência e é algo péssimo, chegamos aqui e temos a Nina à nossa espera. É uma alegria, ajuda a esquecer um bocado aquilo por que uma pessoa passa”, disse à Lusa a bombeira estagiária Juliana Rodrigues.

Gatinho de duas patas

Gatinho de duas patas

Fotografia: Tiny Kittens Society

Um gatinho com apenas duas patas, encontrado em mau estado numa floresta da Colúmbia Britânica, no Canadá, a experimentar a sua nova cadeira impressa em 3D. O pequeno felino foi resgatado pela Tiny Kittens Society, uma organização sem fins lucrativos que cuida de gatinhos abandonados, que tenta agora conseguir fundos para oferecer uma prótese ao pequeno.

Salvamento de um cão

Fotografia: Liverpool Echo

O salvamento de um cão no rio Mersey, em Inglaterra, depois deste não ter conseguido fazer frente ás correntes rápidas do rio. O seu dono, que o tentou salvar, também não conseguiu fazer face ás correntes com o peso do cão, um labrador retriever de dois anos. O salvamento correu bem e nenhum ficou ferido.

Arte urbana pela causa animal

Fotografia: Lusa

Loli, um dos cães pintados nas paredes de Leiria ao abrigo do Projeto Matilha, do artista Ricardo Romero, que pretende aliar a arte urbana à causa animal. O Loli, originalmente fotografado pela fotógrafa alemã Elke Vogelsang, não tem um olho e foi abandonado por essa razão.

Camaleão-de-labord (Furcifer labordi)

Fotografia: Christian Ziegler, National Geographic

Um camaleão-de-labord agarra-se a um ramo no meio de uma paisagem seca, contrastando com as suas cores vibrantes. O camaleão-de-labord (Furcifer labordi) tem um ciclo de vida pouco usual: demora nove meses a eclodir do ovo e depois só vive por mais cinco meses. Quando nascem, os seus progenitores já morreram há vários meses.

Caracol mais pequeno do mundo

Caracol mais pequeno do mundo

Fotografia: Dr Barna Páll-Gergely e Nikolett Szpisjak / ZooKeys (em cima); Dr Barna Páll-Gergely (em baixo)

O caracol mais pequeno do mundo, Angustopila dominikae, recentemente descoberto por uma equipa de investigadores na província chinesa de Guangxi. A concha deste caracol mede apenas 0,86 milímetros de altura: seria possível colocar dez caracóis desta espécie na cabeça de uma agulha.

Rinoceronte-indiano bebé

Fotografia: ZSL Whipsnade Zoo

Um rinoceronte-indiano bebé nascido dia 6 de Setembro no ZSL Whipsnade Zoo, batizado com o nome Bali (“forte” em nepalês). O rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis) é a maior espécie de rinoceronte do mundo e encontra-se a recuperar da quase extinção que sofreu no início do século XX. Em 1975 existiam apenas 600 indivíduos; em 2012 o número já tinha subido para 3 mil.

Concentração de tubarões

Fotografia: Smithsonian

Uma concentração de centenas de tubarões de diversas espécies filmados nas ilhas Socorro, a cerca de 400 quilómetros da costa mexicana. As filmagens integram o documentário «Secrets of Shark Island», Segredos da Ilha dos Tubarões em tradução livre, cujo preview pode assistir aqui.

Cachalote e mergulhador

Fotografia: Fish Eye Freediving / REX Shutterstock

Um cachalote junto ao mergulhador Alex Roubaud, fotografados no Oceano Índico. Os cachalotes são as maiores baleias dentadas do planeta, podendo atingir os 20 metros de comprimento. Com uma extensa longevidade, podem viver até cerca de 60 anos.

Garça-branca-grande

Fotografia: Arthur Matsuo, National Geographic Your Shot

Uma garça-branca-grande não se deixa intimidar pelas correntes e mantém-se imóvel no centro de um pequeno rio em Yokohama, no Japão. Com uma vasta distribuição pelo planeta, esta ave pode ser vista em todo o Brasil.

Cabras em cima de árvores

Fotografia: Maurizio Punturi / Solent

11 cabras encontram-se simultaneamente sobre um argão a quase 10 metros de altura, demonstrando mais uma vez a sua incrível capacidade de escalar (e ausência de vertigens).

Anolis verde dentro de uma rosa

Fotografia: Cmycherrytree / via imgur

Um anolis verde encontrou no interior de uma rosa a cama perfeita para dormir. A rara imagem foi captada pela utilizadora Cmycherrytree no Imgur, que apanhou a surpresa ao cheirar a rosa que a filha tinha acabado de lhe oferecer. “Ele parecia tão tranquilo e aconchegado que não suportaria perturbá-lo”, escreveu a fotógrafa.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal