Imagens da Semana: 30 Agosto – 5 Setembro 2015

Um leopardo a exibir as suas qualidades de pesca, uma aranha australiana de cor invulgar ou um urso polar bebé a dar os seus primeiros passos no mundo exterior, são alguns dos destaques no mundo dos animais esta semana.

Tom Hardy e o seu cão Woody

Fotografia: Jon Furniss / Corbis

O cachorro Woody, que Tom Hardy levou à premiere do filme «Legend», foi a grande atração da passadeira vermelha — ou azul neste caso. Woody é um cão adotado por Hardy, cuja paixão pelos amigos caninos é bem conhecida.

Ovelha sem tosquia

Fotografia: Rspca / PR IMAGE

A ovelha Chris, encontrada num mato australiano sem tosquia há mais de cinco anos e com 40 quilos de lã sobre o corpo (o normal numa ovelha são 11 quilos e o anterior recorde mundial estava nos 28 quilos).

A Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA) lançou o apelo a quem pudesse ajudar a salvar a ovelha e Ian Elkins, que já venceu vários campeonatos de tosquia, prontificou-se a ajudar. A tosquia correu bem e a ovelha Chris está como nova.

Leopardos-das-neves bebés

Fotografia: Chicago Zoological Society

Dois leopardos-das-neves bebés, nascidos no Brookfield Zoo e simplesmente adoráveis (link com vídeo). O leopardo-das-neves é um grande felino em perigo de extinção, com uma população selvagem restante entre os 4.000 e os 6.500 animais.

Aranha australiana Atrax sutherlandi

Fotografia: Mark Wong, The Australian National University

Uma aranha australiana da espécie Atrax sutherlandi, com uma invulgar cor vermelho-sangue no abdómen e nas presas. A aranha foi descoberta pelo investigador Mark Wong debaixo de uma rocha e reportada na National Geographic. Esta coloração nunca tinha sido observada anteriormente.

Polvo juvenil

Fotografia: Fabien Michenet, finalista do Wildlife Photographer of the Year

Um polvo juvenil com apenas dois centímetros de comprimento, fotografado nas águas profundas do Taiti por Fabien Michenet, finalista do concurso Wildlife Photographer of the Year. O corpo do minúsculo polvo é transparente (camuflagem) e podem ser vistos os seus órgãos internos.

Elefante branco

Fotografia: Schalk van der Merwe / Caters News

Um “elefante branco”, pintado pela lama que espalhou no seu corpo para se refrescar, destaca-se na paisagem do parque nacional de Etosha. A cor branca é adquirida depois da lama secar em cima da pele.

Tartaruga-verde recém-nascida

Fotografia: Gustavo Stahelin / University of Central Florida / Reuters

Uma tartaruga-verde recém-nascida dirige-se para o oceano no refúgio nacional de vida selvagem Archie Carr, na Florida. Os vários ninhos de tartarugas estabelecidos neste refúgio têm sido importantes para a recuperação de uma espécie que se encontra oficialmente em risco de extinção desde 1982.

Gansos-patolas

Fotografia: Jacques-André Dupont, National Geographic Your Shot

Um ganso-patola regressa com materiais para construção do ninho na Ilha de Bonaventure em Quebec, no Canadá. Os gansos-patolas são animais monogâmicos: os casais permanecem juntos durante diversas épocas de acasalamento, senão mesmo para toda a vida.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal