Imagens da Semana: 4 – 10 Julho 2015

Um encontro inesperado entre cavalos e pinguins, crianças a ler para animais abandonados e um grande photobomb de um grande tubarão branco, são alguns dos destaques no fantástico mundo dos animais esta semana.

Crianças a ler para cães abandonados

Fotografia: Humane Society of Missouri via Facebook

Um grupo de crianças a ler para animais abandonados, uma das atividades de Verão praticadas no abrigo da Humane Society of Missouri. A organização fez questão de sublinhar na sua página que, apesar de nesta atividade as crianças e os cães estarem separados, existem várias outras atividades supervisionadas em contacto direto com os animais abandonados.

Cão cego e guia

Fotografia: Bark Post

Recorda-se do jack russell terrier totalmente cego, Glenn e o seu cão guia, um staffordshire bull terrier chamado Buzz, sobre os quais falamos aqui?

Este par, notoriamente inseparável, teve um final feliz e os dois animais foram adotados em conjunto, o requisito que a associação Stray Aid impunha aos interessados.

Jack Proctor e Fudge

Fotografia: STV

Jack Proctor divide o seu diploma universitário com o melhor amigo canino, o cocker spaniel inglês chamado Fudge, cuja ajuda considerou essencial na sua jornada académica, no curso de design e artes digitais da Edinburgh Napier University, Reino Unido.

“Eu sei que parece excêntrico, mas Fudge tem sido parte da minha viagem desde o primeiro dia, por isso pensei em uma boa maneira de marcar o fim da jornada”, disse o estudante.

Leão adotado na Faixa de Gaza

Fotografia: AP Photo / Adel Hana

O jovem leão Mona é abraçado por Ibrahim al-Jamal, de 17 anos, membro da família que adotou duas crias de leão durante um ano.

Os dois bebés, um macho e uma fêmea na altura com apenas um mês, encontravam-se num zoológico que foi bombardeado em Israel. Saed Eldin al-Jamal (na fotografia à direita), pai de Ibrahim, comprou os dois filhotes e manteve-os em sua casa, em Gaza. Agora, com um ano de idade, foram entregues à organização Four Paws International e ficarão a viver num santuário adequado a estes grandes felinos.

Tigre no zoo da Maia

Fotografia: Ricardo Miranda

Asha, uma tigresa de dois anos e meio fotografada no zoológico da Maia, onde nasceu. A fotografia foi selecionada para a National Geographic, onde pode ler-se que “esta fêmea de tigre nunca poderá viver no seu habitat natural, em liberdade, porque não está preparada para tal. A imagem de Ricardo Miranda retrata o seu «mundo»”.

Os tigres são os maiores felinos do mundo e encontram-se em sério risco de extinção.

Leoa a proteger os olhos do sol

Fotografia: HotSpot Media

Uma leoa protege adoravelmente os olhos do sol no Yorkshire Wildlife Park em Doncaster, Reino Unido.

Tubarão-branca

Fotografia: Screenshot Youtube

Um grande tubarão branco rouba o protagonismo de um vídeo filmado perto da Ilha das Focas, na África do Sul.

A filmagem, que começa com um close-up algo desconfortável de um tubarão branco, enquanto este mastiga um pedaço de carne, torna-se hilariante quando no plano de fundo outro tubarão decide ser protagonista com uma bela acrobacia. Durante a filmagem dos dois tubarões, seis mergulhadores encontravam-se dentro de água, numa caixa protetora.

Recentemente, num artigo publicado na National Geographic, foi divulgado um estudo em que o risco de uma pessoa ser mordida por um tubarão branco desceu 91% de 1950 a 2013. A probabilidade de um banhista morrer afogado é 1.800 vezes superior a ser mordido.

Cavalo e pinguim

Fotografia: Sarah Crofts, Caters News Agency

Numa cena que poderia ter saído diretamente de uma produção da Disney, um cavalo inspeciona de perto uma presença estranha: um pinguim que se separou do seu grupo nas Ilhas Malvinas.

As Malvinas são um dos principais habitats dos pinguins em todo o mundo, com cerca de 500 mil casais pertencentes a cinco espécies diferentes.

Garças a voar

Fotografia: Zsolt Kudich, BigPicture Natural World Photography Competition 2015

Mais de um milhar de garças (Ardea alba) reúnem-se ao final do dia em Danube-Drava National Park, na floresta de Gemenc, Hungria.

Esta foi a fotografia vencedora do concurso BigPicture Natural World Photography Competition 2015, um prémio que procura promover a conservação ambiental através da fotografia.

Camaleão

Fotografia: Florence Bennett, National Geographic Your Shot

Um camaleão fotografado em Chester, Inglaterra. Na imagem, notam-se bem os apêndices em forma de dois dedos em cada pata – cada pata tem um total de 5 garras, duas “num dedo” e três no outro.

Borboletas monarca e júlia

Fotografia: Erik S Lesser / EPA

As borboletas monarca (esquerda) e júlia (direita) alimentam-se nas flores do Chattahoochee Nature Center em Roswell, Estados Unidos.

A borboleta monarca (Danaus plexippus) é a mais popular borboleta norte americana e conhecida pela sua épica migração no Inverno. A borboleta júlia (Dryas iulia) habita desde o Brasil até ao sul do Texas e da Florida.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal