Imagens da Semana: 6 – 12 Dezembro 2015

Um gato que rouba o protagonismo da foto de família, um bebé elefante a adormecer nos braços de quem o salvou e uma história de sucesso na conservação do tigre-siberiano, são alguns dos destaques no mundo dos animais esta semana.

Gato num photobom de retrato de família

Fotografia: Reddit / linkinstreet

Um gato assume todo o protagonismo a que gato que se preze tem direito e coloca-se em posição privilegiada numa fotografia de família. De notar o “cuidado” do felino para que os restantes elementos da família não ficassem fora do enquadramento — eles estão lá… de certa forma.

Nova espécie de rã Dendropsophus bromeliaceus

Fotografia: Ferreira et al

Uma nova espécie de rã descoberta no Brasil, a Dendropsophus bromeliaceus, com pouco mais de um centímetro e cuja descoberta foi publicada na quarta-feira (9 de Dezembro) na revista científica PLoS One. A pequena rã foi encontrada na Mata Atlântica do Espírito Santo e reproduz-se exclusivamente na água acumulada no interior de bromélias.

Elefante bebé a dormir nos braços de quem o salvou

Fotografia: Animals of Planet Earth

Uma daquelas fotografias que valem bem mais que mil palavras: um bebé elefante a adormecer nos braços de quem salvou a sua família. Lek Chailert, na imagem, é a fundadora do santuário Elephant Nature Park, que resgata elefantes por toda a Tailândia. Um desses elefantes é Dok Ngern, que vivia uma vida de abuso com os seus donos anteriores e, já no santuário, deu à luz o bebé retratado na fotografia, Chang Yim (Elefante Sorridente em português).

Lontra bebé encontrada numa porta

Lontra bebé encontrada numa porta

Fotografias: Scottish SPCA

Uma lontra bebé com cerca de 10 semanas de idade, encontrada à porta de uma residência em Kirkcudbright, na Escócia. Não se sabe ao certo como foi lá parar, ou onde está a sua mãe e por isso encontra-se aos cuidados do National Wildlife Rescue Centre, uma divisão da SPCA escocesa. Será libertada na natureza assim que estiver pronta para sobreviver sozinha.

História de sucesso de um tigre-siberiano

Fotografia: TigerTime – Save the Tiger

História de sucesso de um tigre siberiano

Fotografia: Bastak Reserve

Uma história de sucesso do salvamento e reintegração na natureza de um tigre siberiano. Esta fêmea, chamada Zolushka (Cinderela em português) foi resgatada em 2012 com a cauda congelada (primeira foto), após a sua mãe ter provavelmente sido morta por caçadores furtivos. Recuperada e libertada em 2013, foi observada agora (segunda foto) com dois fantásticos filhotes, tornando-se no primeiro tigre reabilitado a dar à luz na natureza. Veja aqui o vídeo com a história.

Vida selvagem projectada na fachada da Basílica de São Pedro

Fotografia: Riccardo De Luca / AP

Um espetáculo que muitos diriam impossível de fazer no Vaticano — diversas fotografias de animais selvagens, ameaçados de extinção, projetadas na fachada da Basílica de São Pedro durante três horas, no dia 8 de Dezembro, para chamar a atenção à conservação da vida selvagem e também das alterações climáticas. Segundo relatos, o Papa Francisco assistiu da sua varanda a todo o espetáculo e adorou a projeção. Veja aqui (vídeo) os principais momentos.

Vasos sanguíneos de dinossauro com 80 milhões de anos

Fotografia: Mary Schweitzer | North Carolina State University

Os vasos sanguíneos pertencentes a um dinossauro que viveu há cerca de 80 milhões de anos, nunca fossilizaram e incrivelmente chegaram até nós. Inclusive, com vestígios de tecido do animal. O dinossauro em causa é um Brachilofossauro da espécie Brachylophosaurus canadensis, um tipo de dinossauro herbívoro e ornitópode, da família dos hadrossauros. Media cerca de 9 metros.

Rã da espécie Cryptobatrachus boulengeri com bebés

Fotografia: Ivan Prates / via Amphibian & Reptile Conservation

Uma rã da espécie Cryptobatrachus boulengeri com os seus filhotes ás costas. Esta rã colombiana pertence a uma família de anuros (Hemiphractidae) sul-americanos que protegem os seus filhotes de forma pouco usual: em vez de porem os seus ovos na água e deixarem os girinos desenvolver-se sozinhos, mantém os ovos nas costas, de onde os filhotes só saem girinos ou mesmo já rãs.

Salvamento de animais das cheias na Índia

Salvamento de animais das cheias na Índia

Fotografias: Humane Society International

Uma equipa da Humane Society International (HSI) — de quem falamos anteriormente pela ajuda aos animais após o sismo no Nepal — presta assistência a diversos animais vítimas das cheias que assolaram a Índia do Sul. Mais de 300 pessoas e inúmeros animais morreram em consequência das cheias, especialmente na cidade de Chennai. À data da publicação da HSI, tinham conseguido salvar 119 animais e administrar tratamento a 57, além da ajuda humanitária também prestada aos residentes afetados.

Vacas adotam javali solitário

Fotografia: via Spiegel Online

Um javali solitário que encontrou num pequeno grupo de vacas a sua nova companhia — e estas aceitaram-no de bom grado no seu grupo. O javali, carinhosamente chamado de Banana, apareceu algo mal-nutrido e é provável que tenha sido rejeitado pela sua família.

Águia-das-filipinas (Pithecophaga jefferyi) com três dias

Fotografia: AFP / Philippine Eagle Foundation

Uma rara águia-das-filipinas com apenas três dias, nascida no centro de conservação Philippine Eagle Foundation. A águia-das-filipinas (Pithecophaga jefferyi) é uma espécie criticamente ameaçada de extinção (IUCN) e símbolo nacional das Filipinas, único local do mundo onde é encontrada. Para além de ser uma das águias mais raras do mundo, é também uma das maiores: em adulta atinge um metro de comprimento e oito quilos de peso, o que lhe permite caçar animais de grande porte como macacos e lémures (daí também ser conhecida como águia-pega-macaco).

Tigre e cabra com amizade pouco usual

Fotografia: Yuri Smityuk / ITAR-TASS Photo / Corbis

Um tigre-siberiano e uma cabra partilham uma amizade pouco usual num safari park em Shkotovo, na Rússia. A direção do parque, “por respeito à cabra”, deixou de servir carne de cabra ao tigre, que procuram manter sempre muito bem alimentado para que os instintos de caça sobre a “nova amiga” não se manifestem.

Leão bebé brinca com a cauda da mãe

Fotografia: Anup Shah / Solent News

Um leãozinho filhote brinca com a cauda da mãe e fica a parecer que tem um impressionante bigode. A fotografia foi capturada na Reserva Nacional de Masai Mara, no Quénia, onde leões, leopardos, elefantes, búfalos, rinocerontes e muitos outros animais selvagens encontram proteção.

Polícia abraça égua atropelada nos seus últimos momentos

Fotografia: Animal Justice League

Um polícia abraça a sua égua após esta ser atropelada, mantendo-se junto a ela até ao seu último suspiro. A égua, chamada Charlotte, fazia parte da polícia de Houston há quatro anos. No passado dia 3 de Dezembro, a Charlotte assustou-se com um barulho forte e, em fuga, acabou por ser atropelada por um camião de cimento. O departamento da polícia da Houston publicou uma homenagem no Facebook, incluindo várias fotos da égua durante o tempo do seu serviço.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal