Imagens da Semana: 7 – 13 Fevereiro 2016

O raro nascimento de dois gorilas gémeos, a nova cria da ave mais velha do mundo ou uma preguiça paralisada a aprender a subir às árvores, são alguns dos destaques no mundo dos animais esta semana.

Coruja Megascops asio

Fotografia: Matt Cuda, National Geographic Your Shot

Uma coruja da espécie Megascops asio fotografada com uma expressão dramática no Carolina Raptor Center, um centro de reabilitação de aves selvagens localizado no estado norte-americano da Carolina do Norte. Estas corujas são relativamente pequenas e habitam o leste da América do Norte, desde o México ao Canadá. Apesar de relativamente comuns, são discretas e bem camufladas, pelo que as pessoas geralmente não as veem, só as ouvem.

Coelho gigante

Fotografia: Scottish SPCA

Um coelho-europeu da raça gigante continental, com cerca de sete meses de idade deu entrada para adoção na Scottish SPCA, depois do seu dono deixar de ter condições para continuar a tomar conta dele. Chamado de Atlas, é descrito como muito amigável, que adora mimos e… ainda não atingiu o seu tamanho total, por ser jovem. O centro procura alguém com experiência prévia nesta raça de coelho para lhe poder oferecer os melhores cuidados.

Cabra bebé salva

Fotografia: Mino Valley Farm Sanctuary

Uma cabra bebé brinca com o cabelo da sua salvadora, no Mino Valley Farm Sanctuary em Espanha. Batizada de Snowflake (Floco de Neve), esta pequena cabra tinha sido oferecida pouco depois de nascer como jantar. Mas uma mulher encontrou-a e convenceu os seus donos a deixar adotá-la e levá-la para sua casa, o que conseguiu, embora a sua casa não tivesse as condições para cuidar de um animal destes. Foi então que contactou os responsáveis do referido santuário e conseguiu encontrar, assim, o lar ideal para a Snowflake.

Raro nascimento de gorilas gémeos

Fotografia: Nick Radford / WWF

Um raro nascimento de gorilas-do-ocidente gémeos foi celebrado nas Áreas Protegidas de Dzanga-Sangha, na República Centro-Africana. São os primeiros gémeos registados nesta região e certamente um momento importante e encorajador, tendo em conta todos os perigos que os gorilas enfrentam. O gorila-do-ocidente (Gorilla gorilla) está em perigo critico de extinção segundo a IUCN.

Rara tartaruga bebé albina

Fotografia: Adrienne Savage / Coolum District Coast Care Group

Uma raríssima tartaruga-verde bebé com albinismo, encontrada em Sunshine Coast no litoral sudeste de Queensland, na Austrália. Descoberta por voluntários do Coolum and North Shore Coast Care, que monitoriza os ninhos de tartaruga, foi medida, fotografada e deixada seguir o seu caminho em direção ao oceano. A probabilidade de nascer uma tartaruga albina é de uma em várias centenas de milhares de ovos.

Xenoturbella churro

Fotografia: Monterey Bay Aquarium Research Institute

Uma bizarra Xenoturbella churro, um animal tão simples que se tornou verdadeiramente complicado para a ciência descrevê-lo. Semelhante a uma meia suja, este habitante das profundezas do oceano não tem cérebro, não tem olhos ou intestino. Foi observado pela primeira vez em 1949 mas só agora, com um estudo publicado na revista científica Nature, sabemos um pouco mais sobre ele. Mas só mesmo um pouco. Por exemplo, nenhuma destas criaturas foi observada a alimentar-se e não se sabe como o faz.

Tamanduá-bandeira bebé

Fotografia: Prague Zoo / Petr Hamerník

Um tamanduá-bandeira bebé nascido no Prague Zoo no passado mês de Janeiro, ao colo da sua dedicada mamã. O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), também chamado papa-formigas-gigante ou urso-formigueiro-gigante, é um grande mamífero que pode medir mais de dois metros e pesar cerca de 40 quilos. Tal como o nome indica, é insetívoro e alimenta-se especialmente de formigas e térmitas. A espécie está vulnerável (IUCN).

Albatroz Wisdom com a sua mais recente cria

Fotografia: Kiah Walker / Voluntária do USFWS

A fantástica albatroz Wisdom, a ave mais velha do mundo de que há registo, volta a deixar a sua marca com a sua mais recente cria. Com 65 anos, a Wisdom viu nascer o seu mais novo rebento no início deste mês (Fevereiro) no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Atol de Midway, no Hawai, onde milhares de albatrozes regressam todos os anos para nidificar. Nas imagens da semana de 29 de Novembro a 5 de Dezembro tínhamos dado conta, precisamente, da chegada da Wisdom ao Refúgio. O resultado está à vista.

Falcão-gerifalte (Falco rusticolus)

Fotografia: explore.org / Via Facebook

Um falcão-gerifalte fez as delícias de milhares de pessoas quando se decidiu colocar em frente a uma webcam no Norte do Canadá, instalada para filmar auroras boreais e que transmite em tempo real pela Internet através do Explore.org. O falcão-gerifalte (Falco rusticolus) é o maior falcão do mundo, chegando a medir 1,60 metros de envergadura, mas não é observado com frequência por habitar as regiões mais frias a norte, como a tundra ártica. Pode ver o vídeo captado pela webcam nesta ligação.

Preguiça bebé com paralisia

Fotografia: Sam Trull

Uma preguiça bebé órfã com paralisia da cintura para baixo, resgatada pela organização Kids Saving the Rainforest, na Costa Rica, que a está a ensinar a viver com a sua deficiência. Batizada de Anakin, como a icónica personagem de «Star Wars», é cuidada 24 horas por dia e treina a subida as árvores utilizando apenas a força dos braços, o que tem feito com sucesso. Os veterinários acreditam que, à parte deste problema, a pequena preguiça tem condições para viver normalmente junto das outras preguiças no santuário.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal