Imagens da Semana: 8 – 14 Agosto 2015

O novo “gato mais velho do mundo”, um lóris em recuperação após maus-tratos e uma rara amizade entre um urso-pardo e um lobo-cinzento, são alguns dos destaques desta semana no fantástico mundo dos animais.

Libertação de águia-calçada

Fotografia: CERAS

O momento da libertação de uma águia-calçada (Aquila pennata) em Castelo Branco. A ave tinha dado entrada no Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) procedente de cativeiro ilegal e com várias fraturas provocadas por tiro.

Brachycephalus quiriri

Fotografia: Grupo Boticario Foundation / Luiz Fernando Ribeiro / EPA

Um pequeno sapo da espécie Brachycephalus quiriri, descoberto por um grupo de investigadores brasileiros em Santa Catarina. Mede pouco mais de um centímetro e tem o habitat confinado à Serra do Quiriri, encontrando-se ameaçado de extinção.

Gato mais velho do mundo

Fotografia: REUTERS / Guinness World Book of Records

O gato Corduroy é, segundo o Guinness World Records, o novo “gato mais velho do mundo”, com 26 anos e 13 dias de idade, algo equivalente a 124 anos humanos. O recorde anterior pertencia a uma gata chamada Tiffany Two, que tinha 26 anos e 204 dias quando morreu, no passado dia 3 de Junho.

Gatinha sobrevivente de incêndio

Fotografia: U.S. Forest Service

Ruthie Rosemary, uma gatinha de 4 anos que conseguiu escapar com vida de um incêndio florestal na Califórnia, EUA.

Após ter desaparecido no meio do aparato, os donos tiveram de ser evacuados e julgaram que a pequena felina teria morrido. Cinco dias depois, quando puderam regressar e ver a sua residência em ruínas, ouviram um leve miado e encontraram-na escondida por baixo de um camião, que também tinha ardido.

Os seus bigodinhos ficaram todos chamuscados, mas felizmente não teve ferimentos.

Lóris maltratado

Fotografia: WFFT

Um lóris bebé vítima de maus tratos em recuperação no Wildlife Friends Foundation of Thailand (WFFT). O pequeno foi comprado a um traficante de animais e mantido como animal de estimação, preso numa jaula pequena e sem alimentação adequada.

O tráfico de lóris como animais de estimação é um problema que tem afetado gravemente estes animais, que além de maltratados são explorados para produzir vídeos virais na Internet.

Urso e lobo amigos

Fotografia: Lassi Rautiainen

Um lobo-cinzento fêmea e um urso-pardo macho partilham uma rara amizade na Finlândia. O fotógrafo Lassi Rautiainen acompanhou o estranho par durante dez dias e documentou-os em fotografia.

Mergulho com tubarões em Cuba

Fotografia: Anuar Patjane, National Geographic Your Shot

Mergulhadores e tubarões nadam juntos nas águas da reserva marinha de Jardines de la Reina, em Cuba. Esta reserva, estabelecida em 1996, protege recifes de coral, garoupas, peixes-anjo, diversos tubarões, tartarugas e outras espécies marinhas.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal