Imagens da Semana: 8 – 14 Novembro 2015

Numa semana que fica irremediavelmente marcada pelas tragédias vividas em Paris e em Mariana, capazes de mexer com qualquer pessoa que seja humana, temos uma série de imagens, de uma série de momentos, em que os animais são protagonistas e nos inspiram a lutar pelo que há de bom.

Salvamentos, ações de grande solidariedade para com os animais que precisam, mas também um musaranho-elefante que rebenta escalas de fofismo (esta palavra existe?), uma baleia-jubarte que insiste em ficar na foto, um koala bebé que entra direitinho no seu coração e muito, muito mais.

Como disse Samwise n’O Senhor dos Anéis: “Tem algo de bom neste mundo, Senhor Frodo… e vale a pena lutar por isso”.

Cão resgatado em Mariana após tragédia com barragem

Fotografia: Douglas Magno / AFP

Uma cachorrinha é resgatada do meio da lama na cidade de Mariana, em Minas Gerais, depois do rompimento de uma barragem que afetou milhares de pessoas e já se revela como uma tragédia ecológica.

Cachorrinha do Shedd Aquarium

Fotografia: Shedd Aquarium / Brenna Hernandez

Pearch, uma cachorrinha com cerca de 10 meses, encontrada amarrada a um contentor de lixo e com marcas de maus-tratos. Após o resgate, encontra-se no programa de reabilitação do Shedd Aquarium, em Chicago, que já adotou sete cães abandonados desde 2013.

Gatinho resgatado de um bueiro

Fotografia: Town of Clayton, NC / via Facebook

Um gatinho bebé momentos após ter sido resgatado de um bueiro, por uma corporação de bombeiros em Clayton, no estado norte-americano da Carolina do Norte. O pequeno felino pode agradecer o seu salvamento a uma criança de 4 anos, Camden Tolley, que o ouviu a miar a caminho da sua pré-escola e deu o alerta. O vídeo do salvamento pode ser visto aqui.

Elefante tripé

Fotografia: FAEmosha / via Facebook

Mosha, uma elefanta* tripé com uma prótese especialmente desenhada para que pudesse ter uma vida normal junto de outros elefantes. Quando tinha sete meses de idade, Mosha (significa “estrela” nas línguas Karen) pisou uma mina terrestre na fronteira entre a Tailândia e Myanmar que levou à amputação da pata. A primeira prótese foi recebida em 2008, tendo ficado inclusivamente registada no Guinness World Records como o primeiro elefante com prótese do mundo. Pode acompanhá-la na sua página no Facebook.

Musaranho-elefante da espécie Macroscelides proboscideus

Fotografia: Chester Zoo

Um musaranho-elefante (ou sengi) da espécie Macroscelides proboscideus, com três meses de idade, mostra a sua melhor cara para a fotografia no Chester Zoo, em Inglaterra. Estes animais são modelos de monogamia (casais que se juntam em princípio para sempre) e, a olhar para as fotografias, modelos de fofura. Os musaranhos-elefantes têm a particularidade de não serem nem musaranhos, nem elefantes. Mas se os considera mais aparentados com os musaranhos, engana-se: são mais próximos dos elefantes. Acrescentar só que também são considerados fósseis vivos (animais que pouco ou nada mudaram desde os tempos pré-históricos).

Musaranho-elefante da espécie Macroscelides proboscideus

Fotografia: Chester Zoo

O mesmo musaranho-elefante da fotografia anterior, numa oportunidade para mostrar o seu lado mais sério. As imagens da semana não ficariam completas sem esta fotografia extra.

Musaranho-elefante da espécie Macroscelides proboscideus

Fotografia: Chester Zoo

Não agora é a sério, fica por aqui.

Panda bebé junto à mãe

Fotografia: Toronto Zoo

Um panda bebé descansa ao colo da mãe, Er Shun, no Toronto Zoo. Tanto este bebé como o seu irmão, nascidos no passado dia 13 de Outubro, já triplicaram o seu peso, embora ainda sejam muito frágeis. Apesar da população selvagem de pandas ter aumentado quase 17%, segundo um relatório de Março de 2015, a espécie continua em perigo de extinção.

Koala bebé

Fotografia: Mick Maric / Symbio Zoo

Um koala bebé chamado Imogen, numa deliciosa sessão fotográfica no Symbio Wildlife Park, em Nova Gales do Sul, Austrália. Se já se derreteu com esta fotografia, veja o vídeo da sessão onde o pequeno Imogen simplesmente entra direto no seu coração e sem pedir licença.

Baleia-jubarte junta-se a fotografia

Fotografia: Peter Lynch / Blue Dolphin Tours

Uma baleia-jubarte decide tornar especial a fotografia de férias de um casal irlandês, num cruzeiro pela Austrália. O vídeo do momento também pode ser visto aqui.

Leoa fotografada no Botswana

Fotografia: Chris Schmid / 2015 National Geographic Photo Contest

Uma leoa fotografada de helicóptero enquanto caminha pela vegetação no Delta do Okavango, em Botswana. O fotógrafo descreveu o momento como intenso: “Ela estava… a olhar para mim, e não existe nada em África tão intenso como um leão a olhar diretamente para ti”. Os leões estão em perigo de extinção, tal como todos os grandes felinos.

Niala bebé no Wellington Zoo

Fotografia: Wellington Zoo

Uma niala bebé explora as redondezas no Wellington Zoo, na Nova Zelândia, onde nasceu no final do passado mês de Outubro. A niala (Tragelaphus angasii) é uma espécie de antílope de tamanho médio, também conhecida como inhala no Sul de Moçambique. Para além deste país, habita também o Sul do Malawi, Sudeste do Zambabwe e África do Sul.

Salvamento de animais na Índia

Fotografia: via MaStyle Care

Três irmãos indianos que em conjunto já salvaram mais de 700 aves e vários outros animais em Bombaim, desde que começaram em 2008. Vishal e Nikhil Kolekar trabalham na proteção animal e o outro irmão, Kunal, é apanhador de serpentes. Foi precisamente pelas serpentes que começaram, ao tentar educar as pessoas para não cederem ao instinto de as matar.

Arnold Schwarzenegger em campanha contra o tráfico de presas de elefante

Fotografia: Wildlife Conservation Society

O exterminador implacável Arnold Schwarzenegger explode uma presa de elefante, em campanha contra o tráfico que está a provocar a morte de 96 elefantes todos os dias em África. O vídeo, lançado pela Wildlife Conservation Society, pode ser visto aqui. A presa de elefante rebentada no vídeo foi doada pelo Los Angeles Zoo.

Anfíbios pré-históricos descobertos no Brasil

Ilustração: Andrey Atuchin / via National Geographic

Ilustração de duas espécies de anfíbios pré-históricos descobertos no nordeste do Brasil, em Piaui e no Maranhão. O Timonya anneae (no primeiro plano à esquerda) e o Procuhy nazariensis (maior animal à direita) viveram há cerca de 278 milhões de anos, vários milhões de anos antes de terem surgido os primeiros dinossauros.

* Por vezes existe confusão sobre o nome certo a chamar a um elefante fêmea, entre “elefoa” ou “elefanta”. No entanto, tal como pode ler neste artigo, o termo correto (tanto em Portugal como no Brasil) é “elefanta”.

Tópicos: Imagens da Semana, Fotografia Animal