
Fotografia original: Joel Sartore
Um dos animais mais emblemáticos da Austrália, o koala, está a enfrentar sérios problemas.
À medida que as cidades se expandem, os koalas estão a ser empurrados para habitats cada vez mais pequenos e onde enfrentam novos perigos para os quais não estão adaptados: ataques de cães domésticos, atropelamentos por carros, doenças, entre outros.
Uma rede de grupos voluntários e hospitais veterinários trabalham em conjunto para os tentar salvar, mas não têm sido suficiente e o futuro dos koalas é, neste momento, incerto.
Joel Sartore, fotógrafo freelancer, documentou na National Geographic o dia a dia dos koalas e das pessoas que tudo fazem para os salvar.

Fotografia: Joel Sartore
Uma koala fêmea observa, do alto de uma árvore, a assistente Jess Hooper, que traz consigo um cesto para o caso de a koala decidir descer da árvore antes de chegar a equipa de resgate.
Os koalas voltam frequentemente para as árvores que consideram fazer parte do seu território, mesmo que essas árvores façam, agora, parte do jardim de algum morador.

Fotografia: Joel Sartore
Sem espaço para se esconderem, os koalas estão a ser cercados pela expansão humana, com habitações, fábricas e estradas a toda a volta. Os koalas foram mortos descontroladamente no início do século XX, mais tarde protegidos e com uma modesta recuperação. Hoje, o número de koalas está novamente a cair a pique.

Fotografia: Joel Sartore
Ray Chambers, mecânico de automóveis que co-fundou uma organização de salvamento dos koalas no sul de Queensland, aproxima-se de uma fêmea e respetivo filhote. A fêmea tem conjuntivite, um problema comum nos koalas.

Fotografia: Joel Sartore
Embrulhado num cobertor, este jovem macho foi atropelado por um carro. O desenvolvimento humano colado ao habitat dos koalas torna estes acidentes inevitáveis. Megan Aitken, na foto a segurar o koala ferido, pertence a uma equipa de salvamento de koalas e teme que sem medidas de proteção, os koalas poderão estar extintos na zona em apenas cinco anos.

Fotografia: Joel Sartore
Aprisionado temporariamente numa jaula por uma equipa de salvamento, este koala vai ser alvo se um check-up para verificar o seu estado de saúde, vai levar um microchip e por fim será transportado para um parque onde esteja mais seguro, longe das estradas.

Fotografia: Joel Sartore
Vicky Toomey, enfermeira veterinária, trata do curativo de uma koala que tem sorte por estar viva, depois de ter sido atropelada por um carro.

Fotografia: Joel Sartore
Agredido por um cão, este jovem macho recuperava de uma cirurgia num hospital veterinário australiano. Com vários ossos da face partidos, acabou por sucumbir a infeções e outras complicações pós-cirúrgicas. Neste hospital, centenas de koalas são tratados todos os anos, vítimas de agressões de cães ou atropelamentos nas estradas.

Fotografia: Joel Sartore
A cirurgiã Amber Gillet conforta Sozzy, uma jovem fêmea que começa a recuperar a consciência depois de uma cirurgia. Foi atropelada por um carro, como centenas de outros animais.

Fotografia: Joel Sartore
Apesar de ter passado 4 horas a operar esta koala, a cirurgiã Robyn Stenner não pôde evitar que a pequena morresse. O seu abdómen tinha sido gravemente lesionado num confronto com cães. Apesar de ser um ferimento relativamente comum nos koalas desde que o desenvolvimento humano levou os cães domésticos para junto deles, “parte-nos sempre o coração”, como referiu Stenner.

Fotografia: Joel Sartore
Os koalas na imagem foram todos mortos numa só semana, vítimas de cães e de atropelamentos. Nos meses de Julho a Dezembro, quando os koalas descem das árvores à procura de parceiros e de novas árvores de alimento, os acidentes aumentam e esta clínica veterinária recebe uma média de uma dúzia de koalas feridos a cada semana.

Fotografia: Joel Sartore
A investigadora Deidré de Villiers toma conta de koalas órfãos, como o Judah, na imagem em cima. Atrás está a sua irmã com o pequeno Diego ao colo.

Fotografia: Joel Sartore
A fêmea Talisa foi resgatada mas segundo a sua tratadora, Anika Lehmann, é possível que seja reintroduzida na natureza.

Fotografia: Joel Sartore
O voluntário David Wistrom veste um fato de koala para chamar a atenção do público. “Os australianos adoram os koalas, mas a maior parte não faz a mínima ideia de como estes animais estão ameaçados” referiu.

Fotografia: Joel Sartore
Samantha Longman passa a maior parte do dia a fazer de mãe de koalas órfãos, desde que começou a tratar destes pequenos, há cinco anos atrás. “Não me deixam tempo livre para mais nada, mas estes pequenos são parte da nossa família e o que estamos a fazer é importante” afirmou.
Tópicos: Marsupiais, Animais em Extinção, Ajuda Animal, Conservação, Histórias, Fotos de Animais Selvagens, Mamíferos, Animais Selvagens, Fotografia Animal