Antes de ter um Gato

Antes de levar um gato para casa, as pessoas que habitam esse lar devem fazer um teste para saber se são ou não alérgicas ao pêlo do animal. Consulte o seu médico de família acerca desta questão.

Não se deve menosprezar uma possível reacção alérgica. Isto porque quando os sintomas aparecem, a pessoa vê-se na situação de ter que se desfazer do animal pelo qual já se tem muita afeição. E arranjar um novo dono responsável para o gato não é fácil, e ainda piora se o gato já for adulto.

As mulheres grávidas devem tentar evitar o contacto com as excreções do gato, para evitar a possível contracção de toxoplasmose. No entanto, pode no veterinário fazer um teste, uma analise ao animal para saber se é ou não portador do agente transmissor. E também pode fazer uma analise ao seu próprio sangue, se alguma vez na sua vida tiver tido contacto com o agente provocador da toxoplasmose, o bebé está salvo.

O gato é um animal relativamente pouco exigente a nível de cuidados. No entanto, deve sempre ponderar com quem deixar o animal quando estiver ausente alguns dias (férias por exemplo). Existem os hotéis para animais e o pet-sitting, mas é claro que quanto melhor for o serviço, mais despesa lhe vai dar.

Se vive num apartamento, não se preocupe. Milhões de gatos domésticos vivem fechados em apartamento e não se importam, desde que sejam habituados desde pequenos a esse estilo de vida.

Optar por um gato ou uma gata é a partida indiferente. Deve castrar (macho) ou esterilizar (fêmea) o animal, para evitar o nascimento de mais gatinhos cujo destino pode ser o abandono nas ruas ou nos gatis à espera de serem abatidos.

Tópicos: Tratamento e Manutenção de Gatos, Gatos, Animais de Estimação, Artigos em Destaque